Última hora

Passe Único do Metro vai custar 40 euros por mês e permite viajar entre os municípios da Área Metropolitana do Porto

22 Fevereiro 2019
Passe Único do Metro vai custar 40 euros por mês e permite viajar entre os municípios da Área Metropolitana do Porto
Local
0

O novo Passe Único do Metro do Porto vai permitir aos habitantes de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim viajar de Metro dentro dos municípios da Área Metropolitana do Porto por 40 euros mensais, já este ano.
Esta medida junta-se à gratuitidade para estudantes e residentes até aos 12 anos de idade, que vão poder viajar sem custos em todos os transportes públicos das cidades da Área Metropolitana do Porto, a começar no próximo ano letivo, em setembro de 2019.
O PART, Programa de Apoio à Redução nos Transportes Públicos, foi aprovado por unanimidade na reunião do Conselho Metropolitano do Porto, realizada na manhã de sexta feira na Câmara da Póvoa de Varzim.
Já os estudantes residentes no Porto até aos 15 anos de idade vão brevemente usufruir de passes gratuitos.
A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos, anunciou esta sexta feira a autarquia.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, na reunião do Conselho Metropolitano do Porto, na Póvoa de Varzim, onde explicou que esta medida estava já a ser estudada há algum tempo.
“A Câmara vai implementar um sistema que permitirá aos seus residentes/estudantes até aos 15 anos não pagar qualquer valor quando se deslocarem em transporte público na cidade. Esta medida que será implementada no Porto junta-se à gratuitidade que deverá ser aplicada até aos 12 [anos] em toda a rede de transportes publico da Área Metropolitana”, lê-se num comunicado entregue durante a reunião daquele órgão.
De acordo com o município, tendo como expectável o impacto positivo da gratuitidade até aos 12 anos, a autarquia entendeu “ir mais longe, assumindo o alargamento da gratuitidade das deslocações dentro da cidade para todos os seus residentes entre os 13 e os 15 anos a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho”.