Última hora

Micro e Pequenas Empresas de Vila do Conde apoiadas por Fundos Comunitários

11 Fevereiro 2019
Micro e Pequenas Empresas de Vila do Conde apoiadas por Fundos Comunitários
Economia
0

O gabinete Vila do Conde 2020 foi palco da cerimónia de assinatura dos Termos de Aceitação da primeira fase de candidaturas ao programa SI2E, Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego, dinamizada pelo Grupo de Ação Local – Litoral Rural, constituída pelos Concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Maia, Santo Tirso e Trofa.
Este programa apoia financeiramente a criação de novas empresas bem como a expansão de microempresas já existentes, visando a criação de novos postos de trabalho.
Pedro Gomes, vereador do Emprego e Apoio ao Tecido Empresarial da Câmara Municipal de Vila do Conde, presente na cerimónia de assinatura, mostrou-se “satisfeito com o facto de 60% das candidaturas aprovadas e a serem financiadas serem do Concelho de Vila do Conde”.
O SI2E, Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego, é um apoio comunitário com uma taxa de financiamento a fundo perdido que pode atingir valores a rondar os 50% do valor total de investimento.
Ainda no decorrer do primeiro semestre de 2019 deverá abrir uma nova fase de candidaturas ao programa SI2E, Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego.
Os critérios para obter financiamento para projetos de investimento apoiados pelo Portugal 2020 nem sempre são claros. O maior programa de fundos comunitários de apoio à economia portuguesa está em vigor desde 2014 e estende-se por seis anos. O Portugal 2020 tem mais de 25 mil milhões de euros para financiar projetos no país e dirige-se, em particular, à competitividade das empresas portuguesas. Os grandes objetivos passam, além da promoção da competitividade e internacionalização, pela inclusão social e emprego, capital humano, sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos num cenário de desenvolvimento a longo prazo.
O Espaço Vila do Conde 2020, situado no Edifício do Centro de Juventude, está disponível para prestar todos os esclarecimentos, bem como colaborar no processo de candidatura para a obtenção do financiamento a cada um dos projetos dos empreendedores vilacondenses.