Última hora

Filme premiado no Curtas de Vila do Conde nomeado para os Prémios Quirino 2019

20 Fevereiro 2019
Filme premiado no Curtas de Vila do Conde nomeado para os Prémios Quirino 2019
Cultura
0

Os filmes portugueses “Agouro”, “Entre sombras” e “O chapéu” são finalistas da segunda edição dos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, que vão ser atribuídos em abril, em Espanha.
Depois de terem passado por uma primeira fase de nomeação, os três filmes são agora finalistas em diferentes categorias: “Agouro”, de David Doutel e Vasco Sá, está indicado para o prémio de melhor desenvolvimento visual, “Entre sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães, que em julho de 2018 venceu o Prémio do Público do festival Curtas Vila do Conde, compete para melhor desenho de som e música original, e “O chapéu”, de Alexandra Allen, concorre para melhor curta escolar.
“Agouro” e “Entre sombras” chegaram a estar nomeados para melhor curta-metragem, mas acabaram por ser excluídos dos finalistas nesta categoria.
Os três filmes portugueses já foram exibidos em vários festivais, nomeadamente Annecy (“Agouro”), Curtas de Vila do Conde (“Entre Sombras”) e IndieJúnior (“O chapéu”).
“Entre sombras”, por ser uma co-produção luso-francesa, está nomeado para os Césares, os prémios de cinema em França.
Segundo a organização dos Prémios Quirino, Espanha, com 13 filmes, Brasil, com sete, e Colômbia, com cinco, são os países com mais obras candidatas.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 6 de abril, em Tenerife, Espanha. Na véspera vai acontecer um Fórum Ibero-americano de Co-produção e um Congresso Internacional da Animação Ibero-americana, dirigidos a profissionais da animação.
Os prémios foram batizados em homenagem ao realizador italo-argentino Quirino Cristiani.