Última hora

Vilacondense Nelo distinguido com Prémio Metropolitano de Empreendedorismo

10 Janeiro 2019
Vilacondense Nelo distinguido com Prémio Metropolitano de Empreendedorismo
Economia
0

O empresário de Vila do Conde Manuel Ramos, mais conhecido por Nelo e responsável pela marca com o mesmo nome, foi distinguido com o Prémio Metropolitano de Empreendedorismo promovido pela Área Metropolitana do Porto no âmbito do projeto SIAAC Intermunicipal denominado “Start & Scale”.
O Prémio Metropolitano de Empreendedorismo teve como objetivo homenagear publicamente 17 personalidades que se destacaram pela sua ação inovadora e dinâmica empreendedora que seja considerada relevante para o desenvolvimento do território, da economia e da sociedade da Área Metropolitana do Porto.
Durante a entrega do Prémio Metropolitano de Empreendedorismo foi referido que o exemplo de superação e de inovação de Nelo deve ser capaz de inspirar a comunidade em geral.
A Câmara Municipal de Vila do Conde indicou o empresário por ser “Fundador e Presidente da M.A.R. Kayaks, por ter desenvolvido a marca Nelo, sendo atualmente líder mundial em caiaques e canoas de alto rendimento, e a principal empresa inovadora em canoagem, desde a conceção dos barcos até à prestação de serviços e tecnologia aos praticantes da modalidade.
A cultura da Nelo está baseada na dinâmica, no crescimento, na qualidade e inovação, que constituem os quatro pilares fundamentais da empresa, sempre presentes em todos os colaboradores, e que permitiram chegar à atualidade como líder do mercado no segmento de alta competição.
O desenvolvimento da Nelo, fundada em 1978, e com sede em Vila do Conde, tem criado um conhecimento que é reconhecido internacionalmente, e que, mais recentemente, tem permitido à empresa expandir-se para novas áreas, criando uma base consolidada em todos os desportos a remos.
A expansão da M.A.R. Kayaks tem por base o sentido permanente da inovação, melhorando os produtos e desenvolvendo novos conceitos, contando com mais de 150 funcionários, numa fábrica que tem uma área de 20.000 m2.
De destacar que a “Nelo” é a marca mais reconhecida, valorizada e premiada no mundo da canoagem, sendo verdadeiramente significativo que cerca de 75% das embarcações participantes nas principais competições mundiais e continentais da modalidade, com atletas de nações de todo o mundo, são da marca Nelo.
Os barcos da marca já recolheram um total de 93 medalhas olímpicas, sendo que, só em 2016, no Rio de janeiro, foram alcançadas 27 em 36 possíveis.
A Nelo, empresa vilacondense líder mundial na construção de embarcações para desportos náuticos, começou a produzir barcos à vela em 2017 e em 2018 instalou uma base naval de treino para testar as embarcações construídas em Vila do Conde em Viana do Castelo.