Última hora

Nossa Senhora da Guia já começou a ser festejada em Vila do Conde

25 Janeiro 2019
Nossa Senhora da Guia já começou a ser festejada em Vila do Conde
Cultura
0

A festa em honra de Nossa Senhora da Guia começou esta quinta feira, 24 de janeiro, em Vila do Conde, com uma Conferência Mariana, no auditório do Circulo Católico de Operários, e os festejos em honra da padroeira dos pescadores prolongam-se até ao dia 3 de fevereiro, com uma Eucaristia pelos irmãos e benfeitores falecidos.
O ponto alto da romaria é na tarde de domingo, 27 de janeiro, com a procissão que sai da Igreja Matriz de Vila do Conde, pelas 15 horas, rumo à capelinha de Nossa Senhora da Guia, junto à foz do rio Ave.
A Procissão deste ano vai contar com oito andores e figurantes alusivos à época e percorrer algumas zonas da cidade de Vila do Conde.
Dia 2 de fevereiro é o dia dedicado à padroeira dos pescadores e, por isso, a festa faz-se com celebrações religiosas. Às 9h30 há uma Eucaristia particular, às 11 horas da manhã há Eucaristia Solene com pregação, seguida de Bênção do Mar. Pelas 16 horas, a Eucaristia é pelos náufragos de todas as embarcações naufragadas.
A Senhora da Guia é uma padroeira antiga, situada no extremo sudoeste da Paróquia de Vila do Conde. É o edifício paroquiano mais antigo da cidade, aparecendo referenciado no inventário do Mosteiro de Guimarães do século XI (1054).