Última hora

Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde celebra 700 anos com Feira Medieval

16 Outubro 2018
Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde celebra 700 anos com Feira Medieval
Cultura
0

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, a cidade de Vila do Conde vai fazer uma viagem no tempo. A proposta é para se recuar 700 anos na história vilacondense e celebrar a fundação do Mosteiro de Santa Clara, em 1318, através da realização de uma feira medieval.
Este vai ser um dos momentos altos da programação que ao longo deste ano a Câmara Municipal de Vila do Conde tem vindo a realizar, de forma a assinalar a data da fundação do seu ex-libris.
A autarquia propõe, durante todo o fim de semana, uma viagem na história, até ao reinado de D. Dinis, já que foi pela mão do seu filho natural, D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, que foi fundado o Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde.
Danças, arruadas, malabares, voos de aves de rapina e serpentes, até às representações históricas alusivas à fundação do mosteiro, à lenda da Berengária ou aos problemas inerentes na sucessão da coroa, são algumas das propostas, com destaque para a participação especial do elenco do maior teatro de rua do país, “Um Porto para o Mundo”, com dois momentos alusivos à edição “Janelas da Alma, 2018”, no domingo, 21 de outubro.
Ao longo deste evento vai ser ainda possível degustar iguarias na feira gastronómica, onde se destaca a mostra da tradicional doçaria conventual, apreciar o artesanato com produtos alusivos à época ou cunhar uma moeda.
O Mosteiro de Santa Clara foi um convento feminino instituído em 1318 e extinto no século XIX. Do antigo conjunto, resta apenas a igreja em estilo gótico e parte do edifício conventual, reedificado parcialmente no século 18. Na igreja do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde encontram-se os túmulos de Beatriz de Portugal, filha do beato Nuno Álvares Pereira, o dos Condes de Cantanhede e os dos fundadores. Após o decreto de extinção das ordens religiosas, em 1834, a vida no convento foi-se apagando lentamente até chegar ao seu termo, em 1892, com a morte da última freira.
A Feira Medieval de celebração dos 700 anos do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde vai decorrer no sábado das 11 às 24 horas e no domingo das 10 às 20 horas, com entrada livre, no emblemático edifício vilacondense.