Última hora

Labirinto é o tema do projeto Caxinas Ensemble do Circular

12 Outubro 2018
Labirinto é o tema do projeto Caxinas Ensemble do Circular
Cultura
0

“Labirinto” é o tema do projeto “Caxinas Ensemble”, orientado pelos artistas Filipe Caldeira e Catarina Gonçalves e desenvolvido pelo Circular, que promove o Festival de Artes Performativas com o mesmo nome.
O projeto tem como principal objetivo proporcionar uma aproximação das crianças dos 6 aos 10 anos às artes transdisciplinares e organiza-se em três sessões com quatro turmas da Escola de 1.º ciclo das Caxinas entre 2018 e 2019. Em paralelo, Filipe Caldeira e Catarina Gonçalves vão apresentar, em dezembro, os espectáculos infantis “Lusco-Fusco” no espaço ALFA (atelier Lafontana Formas Animadas) e “O cão que corre atrás de mim (e o avô Elísio à janela)” nas freguesias de Aveleda e Macieira da Maia.
“Esta proposta baseia-se no encontro dos dois artistas com a comunidade das Caxinas, escolhendo as crianças como os seus outros olhos e como ponto de partida para se relacionarem e desenvolverem um trabalho de imersão acerca do tema Labirinto”, manifestou a organização em comunicado.
O processo de trabalho assenta em três momentos criativos, em que cada um pretende abordar e desafiar as crianças à implicação num processo experimental a par com os artistas Filipe Caldeira e Catarina Gonçalves.
De acordo com os artistas, “áreas como a fotografia, música, escrita, artes plásticas estão contempladas, assim como a pesquisa com base em encontros que impliquem um estar, viver, respirar, construir, recriar, devorar as Caxinas a par com as crianças”.
As sessões estão agendadas para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 e janeiro e fevereiro de 2019 na Escola de 1.º ciclo das Caxinas, em Vila do Conde.
Esta atividade inclui a apresentação dirigida ao público escolar dos espectáculos infantis “O cão que corre atrás de mim (e o avô Elísio à janela)” e “Lusco-Fusco” de Filipe Caldeira e Catarina Gonçalves.
“Lusco-Fusco” é destinado a alunos de Caxinas em Vila do Conde e “O cão que corre atrás de mim (e o avô Elísio à janela)” vai ser apresentado, em sessões também para o público escolar, nas freguesias de Aveleda e Macieira da Maia.