Última hora

Câmara Municipal da Póvoa de Varzim prevê reduzir fatura da água em 2019

19 Outubro 2018
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim prevê reduzir fatura da água em 2019
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim prevê aplicar uma redução de 600 mil euros anuais no valor total da fatura da água dos consumidores domésticos e não domésticos do concelho.
A medida, que poderá ser implementada já no próximo ano, está relacionada com os valores que a autarquia poveira antecipa poupar na vertente dos resíduos sólidos, após a implementação do sistema de recolha multimaterial porta-a-porta, um projeto em parceria com a LIPOR, Empresa Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto.
O sistema, que já está em vigor em algumas zonas da cidade, contempla a distribuição de contentores diferenciados pelas habitações e estabelecimentos comerciais, promovendo que os munícipes aumentem os níveis de separação de resíduos, e, com isso, autarquia pague menos no processamento dos mesmos, na LIPOR.
“Com a entrada em funcionamento do sistema porta-a-porta em algumas zonas da cidade, já temos alguns resultados da contribuição que os poveiros estão a dar e, pelas projeções feitas, temos condições para fazer um ajustamento nas tarifas de resíduos sólidos”, começou por dizer Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira prevê “uma redução de cerca de 600 mil euros na cobrança total aos consumidores domésticos e não domésticos, mas que terá uma maior relevância nas famílias”, embora sublinhando que a medida necessita do aval da entidade reguladora, a ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
“Se tudo se concretizar, e não vejo motivos para que assim não seja, podemos ter um reflexo positivo nos consumidores já a partir de janeiro [de 2019], até porque a entidade reguladora considerou que o preço praticado pela autarquia na vertente da água e saneamento é considerado ajustado”, adiantou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira vincou que, além desta prevista redução que afetará diretamente os consumidores, a autarquia irá acomodar no seu orçamento os aumentos de 5% e 1,5% aplicados no próximo ano pela Águas do Norte e LIPOR, respetivamente.