Última hora

Amigos do alheio assaltam carros BMW e MINI para furtar volantes

1 Agosto 2018
Amigos do alheio assaltam carros BMW e MINI para furtar volantes
País
0

Já houve um tempo em que se furtavam rádios e antenas dos carros, as estrelas dos Mercedes-Benz, os símbolos de todos os tipos de carros e as jantes dos mais variados modelos, mas nos últimos tempos os volantes são as peças que mais atraem o furto. Principalmente os da marca BMW.
Os ladrões de volantes dos BMW não costumam estragar os carros, deixando o automóvel furtado de portas fechadas após subtraírem a peça fundamental para a condução. O processo é simples: clonam a frequência que abre a porta do veículo, desapertam o parafuso que prende o volante à coluna e facilmente desligam as ligações eletrónicas.
Além de ficar impossibilitado de conduzir, o grande prejuízo destes assaltos é o custo de substituição do volante. Os da BMW custam, em média, 3000 euros, devido ao grande número de comandos instalados, um preço que pode baixar significativamente para valores abaixo dos 1000 euros se o condutor optar por ir ao mercado paralelo. É que, apesar de “a maioria dos volantes serem furtados por encomenda”, acreditam as autoridades, não faltam locais onde os encontrar.
A maior parte dos volantes furtados tem sido em carros da região norte, mas não faltam queixas abaixo de Coimbra e em Lisboa, sendo que o grande Porto é o local que nos últimos cinco anos tem o mais alto valor de furtos de carros, seguida por Lisboa e Setúbal.
A marca BMW tem sido uma das maiores vítimas dos profissionais do furto de automóveis, mas a MINI, do mesmo grupo, também tem sido alvo dos amigos do alheio. Recentemente, houve duas reportagens que mostravam como o proprietário pode perder o seu BMW em pouco tempo. Na primeira, um grupo de russos mostrava como em 60 segundos se apropriava de um modelo X6, usando no final um clip para ligar o motor. A segunda, mais lenta, mas que em três minutos desbloqueava a parte eletrónica e partiam com o carro furtado.
A PSP está a desenvolver diversas linhas de investigação no Norte e Centro do País, onde os assaltos se têm acumulado ao ponto de oficinas da marca já terem “volantes provisórios” à entrada das oficinas para os mecânicos não perderem tempo a ir buscar os veículos furtados.