Última hora

Auditório de Vila do Conde recebe Jornadas Corino de Andrade

7 Junho 2018
Auditório de Vila do Conde recebe Jornadas Corino de Andrade
Cultura
0

Esta quinta e sexta feira, 7 e 8 de maio, o Auditório Municipal de Vila do Conde é palco das II Jornadas Corino de Andrade. Depois de, na primeira edição, o evento ter sido dedicado à “Literacia em Saúde”, este ano as II Jornadas Corino de Andrade têm como tema a “Prevenção em Saúde”.
A suplementação na criança, na grávida e no idoso é um dos temas de uma das mesas das II Jornadas Corino de Andrade, mas do programa faz também parte um conjunto de quatro workshops: “Prevenção de lesões do membro superior associadas ao trabalho”, “Alterações no exame físico do recém nascido”, “Disfunção sexual feminino” e “Gestão de conflitos”.
O evento, organizado pelo Núcleo de Internos Corino de Andrade (NICA), da Direção de Internato Corino de Andrade, decorre esta quinta e sexta feira, 7 e 8 de maio, no Auditório Municipal de Vila do Conde.
Mário Corino da Costa de Andrade foi um médico e investigador, sendo primeiro cientista a identificar e caracterizar a paramiloidose, mais conhecida por doença dos pezinhos, uma doença neuro-degenerativa, cuja neuropatologia clínica e bases genéticas investigou em trabalho pioneiro, na década de 1950, e que é hoje conhecida como doença de Andrade ou Corino-Andrade.
Corino de Andrade licenciou-se em medicina e cirurgia em Lisboa em 1929, depois de estagiar com Egas Moniz, Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949, e António Flores.
Corino de Andrade investigou mais tarde, em colaboração com Paula Coutinho, a epidemiologia e genética da doença de Machado-Joseph.
Corino de Andrade foi um dos fundadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, ao lado de Nuno Grande, tendo sido o seu primeiro diretor.
Em 1988 Corino de Andrade recebeu um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
Corino de Andrade recebeu várias distinções ao longo da vida, entre as quais o Grau de Grande Oficial de Santiago de Espada, em 1979, a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, em 1990, o Grande Prémio Fundação Oriente de Ciência e o Prémio Excelência de Uma Vida e Obra da Fundação Glaxo Wellcome, em 2000.