Última hora

PS de Vila do Conde acusa Elisa Ferraz de vitimização política e de nervosismo político

16 Maio 2018
PS de Vila do Conde acusa Elisa Ferraz de vitimização política e de nervosismo político
Política
0

O projeto de reconstrução do Centro Paroquial de Vila do Conde continua a dar que falar. Depois das explicações da presidente de Câmara na conferência de imprensa, onde reiterou que não pode apoiar um projeto particular sem valência social, o Partido Socialista de Vila do Conde convocou os jornalistas para manifestar o contrário.
Para os socialistas de Vila do Conde, o projeto de remodelação do Centro Paroquial Padre Porfírio Alves “tem interesse social e merece ser apoiado” pelo erário público.
Abel Maia acusa Elisa Ferraz de não estar a ter um comportamento cívico.
Abel Maia, líder da concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde, salienta que “se a presidente da Câmara defende a separação de poderes, não tem que criticar as opções do projeto da igreja”.
Abel Maia lembrou, ainda, que a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde foi eleita para governar com igualdade e equidade.
O Partido Socialista recordou a recomendação que apresentou na Assembleia Municipal de 26 de abril e que deu origem a toda a polémica, para acusar Elisa Ferraz de “afirmações reveladoras de padrões de vitimização política e de claro nervosismo politico”.
Os socialistas recomendam “mais humildade à presidente da Câmara” que dizem adotar “a postura do eu quero, posso e mando”.
As considerações do PS foram feitas em conferência de imprensa, motivada pela polémica à volta de falta de apoio monetário da Câmara Municipal de Vila do Conde ao projeto do Centro Paroquial Padre Porfírio Alves, da Paróquia de São João Baptista, que vai reconstruir quase totalmente o edifício, numa obra orçada em 1,5 milhões de euros.
A proposta apresentada pelo Partido Socialista de Vila do Conde na última Assembleia Municipal foi a seguinte: “De pequenos passos se vai construindo uma Instituição e uma sociedade. E, quando esses passos servem em concreto para valorizar um património que diariamente é disponibilizado aos vilacondenses que a ele recorrem, é obrigação dos órgãos municipais, representativos das populações, apoiá-los, assinalá-los e valorizá-los. Apresentamos este voto de louvor, que pretende exaltar a iniciativa e o arrojo do Reverendo Prior da Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde e da sua Pastoral, ao darem o pontapé de saída no avanço efetivo da obra de recuperação e ampliação do Centro Paroquial, Social e Cultural, Padre Porfírio Alves. Edifico emblemático, cuja recuperação muito valorizará o nosso edificado urbano, dando sequência a outros belos exemplos da nossa cidade, na proximidade do Edifício dos Paços de Concelho, também ele dignamente recuperado e que a todos nos enche de orgulho, constituindo, sem dúvida, um excelente contributo do centro histórico de Vila do Conde. Apresentado o projeto pelo Prior e pelo Conselho Económico da Paróquia, cabe-nos a todos dar os incentivos e o apoio justamente merecido e justificado. A colaboração dos vilacondenses já se vai fazendo sentir no financiamento do projeto e deve ser reforçada pela Câmara Municipal, o que os eleitos do Partido Socialista se dispõem a apoiar. Proposta de deliberação:
1. A Assembleia Municipal de Vila do Conde reunida em 26.04.2018, aprova pelas razões acima sucintamente expostas, um voto de louvor ao Reverendo Prior da Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde, Padre Paulo César e ao seu Conselho Económico, como incentivo e apoio à concretização de um projeto que valorizará a nossa cidade e que servirá milhares de pessoas, sobretudo jovens, nas atividades pastorais da Paróquia de São João Baptista.
2. A Assembleia municipal de Vila do Conde, recomenda que a Câmara Municipal decida apoiar financeiramente o projeto, tendo presente o óbvio interesse público do mesmo.”