Última hora

Portugal continental e ilhas afetados pela passagem da depressão “Gisele”

14 Março 2018
Portugal continental e ilhas afetados pela passagem da depressão “Gisele”
País
0

Todos os distritos de Portugal estão esta quarta feira, 14 de março, sob aviso amarelo, devido à previsão de vento e agitação marítima, com ondas que podem chegar aos cinco metros.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e à possibilidade de ocorrência de vento forte, com rajadas na ordem dos 90 quilómetros por hora, que podem atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou toda a costa portuguesa sob aviso amarelo, até sexta feira, por causa da agitação marítima.
A Marinha indica que as barras marítimas de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros, devendo a barra ser utilizada duas horas antes e duas horas depois da preia-mar.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o agravamento das condições meteorológicas com precipitação, intensificação do vento, queda de neve nas terras altas e agitação marítima e alerta para a possibilidade de ocorrência de danos em estruturas, queda de árvores, cheias rápidas em meio urbano, formação de lençóis de água, desabamentos ou acidentes na orla costeira, aconselhando a população a adotar comportamentos preventivos.
À população em geral que frequente as zonas costeiras as autoridades aconselham que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.