Última hora

Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde vence Prémio Nacional

19 Março 2018
Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde vence Prémio Nacional
Cultura
0

A Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde foi distinguida com o Prémio Nacional do Artesanato 2017, na categoria “Entidades Privadas”.
A Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde venceu na categoria Entidades Privadas – distinção que reconhece o trabalho das entidades ou organismos privados sem fins lucrativos em prol das artes e ofícios, traduzido em projetos, programas, campanhas ou iniciativas de valorização e promoção.
O Prémio Nacional do Artesanato visa incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo os artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem como a sua capacidade estética e inclui, ainda, o reconhecimento de intervenções relevantes de entidades públicas e privadas na promoção das atividades artesanais, assim como o incentivo a trabalhos de investigação no domínio das artes e ofícios.
Para todas as categorias existiu um único júri, com um mínimo de cinco elementos, designados pelo Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre pessoas de reconhecida competência vinculadas à administração pública, ao movimento associativo, ao âmbito empresarial ou académico e ao próprio Instituto do Emprego e Formação Profissional, que tenham relação com as artes e ofícios.
O prémio integrou uma votação online, para promover a participação da comunidade nesta iniciativa, através do voto nas candidaturas nomeadas por um Comité de Avaliação nas várias categorias.
O voto apurado online contou como voto de um membro do júri que apreciou todas as candidaturas nomeadas.
A cerimónia de entrega do galardão, atribuído pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional decorreu no Museu de Arte Popular, em Lisboa, e contou com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.