Última hora

Maria Amaral e Paulo Praça não passam da primeira semifinal do Festival da Canção

19 Fevereiro 2018
Maria Amaral e Paulo Praça não passam da primeira semifinal do Festival da Canção
Cultura
0

A primeira semifinal da edição de 2018 do Festival da Canção decorreu este domingo, 18 de fevereiro, no Estúdio 1 da RTP. Ficaram apuradas as canções defendidas por Anabela, Catarina Miranda, Rui David, Joana Espadinha, Joana Barra Vaz, Peu Madureira e Janeiro.
O músico vilacondense Paulo Praça, que tinha sido nomeado para o Festival RTP da Canção em setembro de 2017 e convidou Nuno Miguel Guedes para escrever a letra e Maria Amaral para interpretar “A mesma canção” não passaram da primeira semifinal do Festival da Canção.
A mais votada de todas foi “Só por ela”, de Diogo Clemente, interpretada por Peu Madureira.
O júri e o público escolheram sete temas, numa sessão que ficou marcada por um erro, detetado só depois do Festival da Canção ter terminado e por uma auditoria interna.
O engano diz respeito à votação do público na canção “Eu Te Amo”, interpretada por Beatriz Pessoa e composta por Mallu Magalhães. A tabela de votos, inicialmente divulgada, colocava a música em quinto lugar e a nova contagem faz com que o tema desça para 11.º lugar e não passe à segunda semi-final.
A RTP “apresentou de imediato um pedido de desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos”, que “é igualmente dirigido aos telespectadores”.
“Só Por Ela”, de Pedro Madureira (composição de Diogo Clemente), ficou em 1.º lugar, com 22 pontos; “(sem título)”, de Janeiro (composição de Janeiro), ficou em 2.º lugar, com 16 pontos; “Para Sorrir eu não Preciso de Nada”, de Catarina Miranda (composição de Júlio Resende), ficou em 3.º lugar, com 16 pontos; “Pra Te Dar Abrigo”, de Anabela (composição de Fernando Tordo), ficou em 4.º lugar, com 13 pontos; “Anda Estragar-me os Planos”, de Joana Barra Vaz (composição de Francisca Cortesão), ficou em 5.º lugar, com 8 pontos; “Zero a Zero”, de Joana Espadinha (composição de Benjamim), ficou em 6.º lugar, com 7 pontos; e “Sem Medo”, de Rui David (composição de Jorge Palma), ficou em 7.º lugar, com 7 pontos.