Última hora

MADI de Vila do Conde celebra Dia Mundial da Justiça Social

19 Fevereiro 2018
MADI de Vila do Conde celebra Dia Mundial da Justiça Social
Local
0

O Dia Mundial da Justiça Social comemora-se todos os anos a 20 de fevereiro.
A data foi criada em 2007 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e celebrada pela primeira vez em 2009.
O objetivo do Dia Mundial da Justiça é enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo. Igualdade, bem-estar, trabalho e justiça para todos são algumas das preocupações desta data, numa altura em que se levantam questões sensíveis como as da migração e dos refugiados.
A comemoração da data tem o objetivo de alertar para as desigualdades, que defende que só com pleno emprego, inclusão e bem estar social se pode ter uma justiça social.
O ValorIn – Valorizar, Integrando, da responsabilidade do MADI de Vila do Conde, pretende promover o potencial de trabalho e a imagem das pessoas com deficiência e/ou doença mental e integrar para potenciar a empregabilidade inclusiva, num projeto de Inovação Social que já está em curso no concelho de Vila do Conde e foi apresentado em junho de 2017.
A Valorin é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social que consiste em deslocar fases do ciclo fabril de Vila do Conde para as instalações do MADI, prestando serviços na área do acabamento do calçado, montagem e embalamento de material desportivo, de papelaria, candeeiros ou inspeção de peças automóveis.
O projeto, que já tem cinco empresas como parceiras, dá resposta a pessoas em idade adulta, com dificuldades no acesso à formação ou emprego por razões de deficiência, incapacidade e/ou doença mental, mobilidade reduzida, vítimas de exclusão social e baixa escolaridade.
O MADI, Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual, vai assinalar a data, com base no Projeto Valorin – Valorizar, Integrando, na defesa das pessoas excluídas socialmente pela sua diferença e que tenta diariamente combater esse preconceito, através da sua integração em mercado de trabalho.
Pela importância, dimensão e abrangência global que representa no Concelho de Vila do Conde, o Projeto Valorin integra, desde 2016, o Plano de Ação da Rede Social de Vila do Conde, no eixo de Economia e Empreendedorismo Inclusivo.
Em 2017, o Valorin representou Vila do Conde na Área Metropolitana do Porto como projeto inovador e empreendedor em termos de inclusão social e a 4 de dezembro de 2017 foi premiado pelo Banco BPI com o Prémio BPI Capacitar.