Última hora

Os Filhos da Droga

7 Novembro 2017
Os Filhos da Droga
Cultura
0

Christiane F. foi, possivelmente, a toxicodependente mais famosa do mundo. Tudo começou em 1978, ano em que saiu um livro autobiográfico em que a jovem Christiane Vera Felscherinow, a mais conhecida como Christiane F, relatou aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck a sua experiência com drogas duras.
“Christiane F., 13 anos, drogada e prostituta” foi uma frase dita pela adolescente e que marcou a época.
Este testemunho tem tido impacto por todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez. O relato desta adolescente, sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro “charro” se prostitui, depois das aulas, para pagar a sua dose diária de heroína.
Até aos 6 anos de idade, Christiane F. viveu numa pequena aldeia onde o ambiente era humilde. Passado algum tempo, ela, os pais e a irmã mudaram-se para Berlim, para uma zona hostil e a família começou a desmoronar-se, pouco a pouco, porque o pai de Christiane começou a bater-lhe, à irmã e à própria mulher.
A mãe de Christiane divorciou-se e levou a Christiane com ela, enquanto a sua outra filha preferiu viver com o pai e a sua amante.
Christiane ficou abalada com tudo o que lhe estava a acontecer e pouco a pouco acabou por experimentar, primeiramente tabaco e álcool e seguidamente, drogas consideradas leves (haxixe, LSD, Valium, Mandrix) que adquiria na casa do centro, onde se reuniam alguns jovens alegadamente para rezarem e prestarem culto, mas na realidade era o local onde se drogavam, prostituíam, ouviam música e viviam a realidade que tinham construído à custa das drogas.
Christiane F. experimentou Heroína com o seu namorado, Detlef, com treze anos e ele dezassete. E ambos ficaram dependentes, recorrendo às teias da prostituição para sustentar o vício, chegando mesmo a serem presos.
A mãe de Christiane F. já não sabia mais o que fazer para tirar do peito a dor que sentia por ver o desmoronamento da filha e do namorado, dado que tentaram inúmeras vezes desintoxicar-se, mas afundavam-se cada vez mais na dependência.
Então a mãe levou-a para casa da avó onde poderia sair do ambiente que a matava lentamente e, talvez, deixar as drogas.
O livro conta a história de Christiane F., que no fim do mesmo deixa as drogas pesadas, sem deixar o álcool e o haxixe e é recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.