Última hora

Bebé Confort de Vila do Conde produz cadeira de bebé com “airbag”

7 Novembro 2017
Bebé Confort de Vila do Conde produz cadeira de bebé com “airbag”
Tecnologia
0

A Dorel, fábrica de Vila do Conde do grupo canadiano que produz coisas para bebé, que detém marcas como a Bebé Confort, começou a produzir a AxissFix Air, a primeira cadeira de bebé para automóvel com “airbag”.
Esta inovação mundial vai ser totalmente produzida em Portugal. “A Dorel iniciou a produção, na sua fábrica de Vila do Conde, da cadeira de bebé mais segura do mundo, uma vez que é o único sistema de retenção automóvel a possuir um ‘airbag’ activo no arnês”, anunciou a empresa de Vila do Conde.
“Para além de termos criado mais 20 postos de trabalho directos para a produção da cadeira, a economia local também sai beneficiada e isso deixa-nos bastante satisfeitos. Aliás, o facto de a Dorel ter escolhido o centro de competências Industrial português prende-se também com o facto de termos uma excelente rede de fornecedores locais”, refere Vincent Vieira, um dos 14 elementos do grupo de trabalho da Bebé Confort que, em França, desenvolveu durante mais de três anos esta tecnologia.
Na fase de arranque, a fábrica de Vila do Conde vai produzir cerca de 25 mil unidades por ano, sendo que a nova cadeira, a AxissFix Air, “conta com cerca de 90% dos componentes ‘made in’ Portugal, garantindo actividade a fornecedores locais”, destaca a Dorel.
A AxissFix Air é um dos novos quatro modelos de cadeiras auto das marcas Bebé Confort e Maxi-Cosi que começaram a ser fabricados na unidade de Vila do Conde.
Para pôr em marcha este acréscimo de actividade, a fábrica aumentou em 25% a sua capacidade de produção. No ano passado, da única unidade industrial da Dorel na Europa saíram 600 mil cadeiras de bebé para automóvel.
Em 2016, a facturação da unidade portuguesa, que emprega cerca de 400 pessoas, rondou os 47 milhões de euros.
A marca assegura que a AxissFix Air, destinada a crianças entre os 4 meses e os 4 anos, “reduz até 55% a pressão exercida na zona cervical em caso de acidente, quando a cadeira se encontra no sentido da marcha, ou seja, de frente para a estrada”.
“Os ‘crash tests’ que fizemos demonstram que esta cadeira é até 55% mais segura do que outras da mesma categoria e essa é uma excelente notícia para os pais”, assegura Vincent Vieira.
De acordo com a Dorel, “ao contrário dos ‘airbags’ dos automóveis, o dispositivo desta cadeira é perfeitamente seguro, uma vez que funciona através da passagem de ar frio para duas almofadas localizadas no arnês da cadeira e activa-se na mesma direcção que o deslocamento da cabeça”.
Ainda segundo Vincent Vieira, “existe uma placa electrónica introduzida no arnês que detecta a desaceleração do automóvel compatível com um acidente rodoviário. Quando detectada, é espoletado o mecanismo que faz com que as almofadas do airbag se insuflem com o ar de uma pequena garrafa que se encontra na parte traseira da cadeira. O airbag demora 0,5 segundos a insuflar e 1 segundo a desinsuflar”.
A AxissFix Air já está disponível no mercado, por cerca de 650 euros.