Última hora

Sabia que o Halloween nasceu na Europa?

31 Outubro 2017
Sabia que o Halloween nasceu na Europa?
Cultura
0

A famosa noite de Halloween começou há mais de dois mil anos com as festas Samhain que celebravam a passagem do ano a 1 de novembro. A tradição celta assinalava o fim do verão entre 30 de outubro e 2 de novembro e era celebrada na Irlanda, Escócia e Ilha de Man.
No século VII, o Papa Bonifácio IV instituiu o feriado do Dia de Todos os Santos, dedicado aos mártires e santos da Igreja Católica, para substituir o antigo festival pagão, mas foi só mais tarde que surgiu o Dia de Todas as Almas ou dos Fiéis Defuntos, dedicado aos mortos. Apesar da celebração católica existir desde o século XI, foi apenas no século XIII que esta foi calendarizada pela Igreja. A festividade era celebrada de forma semelhante ao Samhain celta.
O Samhain, termo de origem gaélica que significa “fim do verão”, marcava o início do inverno e do novo ano celta que, de acordo com o calendário gregoriano adotado no século XVI, se comemorava a 1 de novembro e era a celebração mais importante do antigo calendário celta.
O termo “Hallowe’en” surgiu apenas no século XVII e é uma abreviatura escocesa de “Allhallow-even”, “Eve of all Saints”, em Inglês, “Noite de todos os Santos”, em Português. Em Portugal é mais conhecido como a Noite das Bruxas.
Normalmente os festejos duravam três dias e coincidiam com as celebrações católicas da Vigília de Todos os Santos, na noite de 31 de outubro, Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, e Dia dos Fiéis Defuntos, 2 de novembro e por essa razão a Igreja Católica sempre esteve contra o Halloween.
As pessoas acreditavam que durante o Samhaim as almas dos mortos regressavam a casa para visitar os familiares, pedir comida e aquecer o espírito com o fogo das lareiras.
Só no século XIX é que o Halloween chegou aos Estados Unidos da América e ao Canadá, quando perto de um milhão de irlandeses fugiram do país na sequência da Grande Fome, entre 1845 e 1849, e foi nessa altura que os norte-americanos se apoderaram da tradição e começaram a usar fatos e máscaras, a pedir dinheiro e comida aos vizinhos, até que o costume ganhou o famoso “trick or treat”, em Inglês ou “doçura ou travessura”, em Português.
O Halloween é atualmente o feriado comercialmente mais lucrativo nos Estados Unidos da América. Todos os anos são gastos em média 4 mil milhões de euros em máscaras, doces e enfeites de Halloween.