Última hora

O que é a Tiroide?

18 Outubro 2017
O que é a Tiroide?
Opinião
0

A tiroide é uma glândula que está situada na parte anterior do pescoço, a sua função é produzir hormonas tiroideias. A não ser que esta glândula tenha sido removida em cirurgia, todas as pessoas têm tiroide.
As hormonas tiroideias são responsáveis pela regulação do nosso metabolismo e energia.
Por vezes a tiroide não funciona bem, sendo que na maioria dos casos, quando esta glândula fica doente isso significa que funciona pouco, trata-se de uma doença chamada hipotiroidismo.
Todos os recém-nascidos fazem um teste para despistar hipotiroidismo que está incluído no “teste do pezinho”.
Contudo, a doença da tiroide pode surgir mais tarde, na fase adulta, sendo, neste caso, mais frequente nas mulheres. A maioria dos casos de hipotiroidismo deve-se a causas auto-imunes, isto é, sem nós sabermos porquê, o nosso organismo produz “defesas que danificam a tiroide”.
Nos casos de hipotiroidismo raramente a glândula está aumentada de tamanho ou dá dor.
Quando a tiroide está a funcionar pouco a pessoa tende a sentir-se mais cansada, sonolenta, com frio, com o pensamento mais lento e com prisão de ventre.
O diagnóstico desta doença é feito através de uma análise ao sangue, em que são medidos os níveis das hormonas tiroideias.
O tratamento do hipotiroidismo faz-se com um comprimido desta hormona de forma a repor a hormona em falta.
Se for diagnosticada doença da tiroide a um familiar, quando tiver oportunidade, fale com o seu médico de família.
Tenho doença da tiroide, que cuidados ter?
O mais importante é tomar o comprido prescrito pelo médico todos os dias em jejum e só comer 20 a 30 minutos após a toma do seu medicamento. Se precisar de tomar outros medicamentos em jejum, fale com o seu médico.

Rosalina Magalhães