Última hora

Novo Executivo da Junta de Freguesia de Vila do Conde já tomou posse

20 Outubro 2017
Novo Executivo da Junta de Freguesia de Vila do Conde já tomou posse
Política
0

O Presidente da Assembleia de Freguesia cessante, Francisco Mesquita, ainda em exercício, convocou a tomada de posse que efectivou o resultado das últimas Eleições Autárquicas para a Junta de Freguesia de Vila do Conde para a noite desta quinta feira, 19 de outubro.
O Movimento Independente NAU, Nós Avançamos Unidos, liderado por Isaac Braga, foi o vencedor ao conquistar a unta de Freguesia de Vila do Conde com maioria absoluta, fazendo história numa freguesia socialista há mais de 40 anos.
Para a Junta de Freguesia de Vila do Conde, o Movimento Independente NAU, Nós Avançamos Unidos, conseguiu 5833 votos, 41,72%, e conquistou 9 deputados, contra 5079 votos, 36,33%, do PS, que elegeu 8 mandatos. A Coligação Mais Vila do Conde, entre PPD/PSD e CDS-PP, conseguiu 1800 votos, 12,87%, e colocou 2 deputados. A CDU alcançou 442 votos, 3,16%, e o BE teve 361 votos, 2,58%, e não conseguiram eleitos.
Na cerimónia de Tomada de Posse, Isaac Braga, eleito a 1 de outubro pelo Movimento Independente NAU, Nós Avançamos Unidos, foi empossado Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde e Francisco Mesquita foi reconduzido, por votação dos deputados municipais, Presidente da Assembleia de Freguesia.
“Cumprimentar e felicitar todos os eleitos e que hoje foram empossados e desejar-lhes, de facto, o melhor trabalho, um trabalho de sucesso, que é isso, efectivamente, que os vilacondenses e todos nós esperamos que isso aconteça aqui nesta casa”, começou por dizer, Maria Alcide Aguiar, que durante quatro anos foi Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, eleita pelo Partida Socialista, na hora da despedida, felicitando, ainda, a equipa que durante os passados 4 anos a acompanhou.
“Agradeço a todos os vilacondenses o privilégio e a honra que me conferem ao poder representar hoje a Junta de Freguesia de Vila do Conde. Agradeço em meu nome e em nome da minha equipa a confiança que depositaram em nós, através do voto, livre e democrático”, começou por dizer Isaac Braga na primeira intervenção como Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, manifestando que “nós trabalharemos com o afinco, que nos caracteriza, e que vamos usar para cumprir o nosso manifesto político”.
“Queremos agradecer aos mais de 5 mil vilacondenses que confiaram em nós nas últimas eleições, representando cada um deles, e, também, todos os outros vilacondenses poderão contar com o PS na oposição como fomos ao longo dos anos no executivo, próximos, responsáveis e determinados, mantendo uma postura dialogante, mantendo uma postura construtiva, porque aquilo que nos move verdadeiramente é Vila do Conde”, disse Fábio Faria, em representação do Partido Socialista, depois de felicitar os recém empossados.
“A nossa primeira palavra é dirigida ao povo de Vila do Conde, pela sua participação e acto de civismo nas eleições do passado dia 1 de outubro. Fruto dessa votação, que surpreendente registamos uma continuidade maioritária com outros protagonistas na ação governativa. Passados que são 43 anos de governação socialista, esperamos que esta nova Junta saiba inovar na sua ação, pelo que estamos aqui para servir o bem comum, ao serviço de Vila do Conde e sempre na sua defesa” começou por dizer Artur Bonfim, em representação da Coligação Mais Vila do Conde, entre PPD/PSD e CDS-PP, depois de cumprimentar e felicitar todos os novos membros da Junta de Freguesia de Vila do Conde, terminando, dizendo: “àqueles que confiaram em nós e aos demais vilacondenses dizemos que podem contar connosco”.
“Começo por saudar todos os elementos da Junta e da Assembleia de Freguesia cessante, felicitá-los pelo trabalho desempenhado, pelos anos de desempenho neste órgão de soberania a nível autárquico e, neste momento tão especial, felicitar, na pessoa do senhor Presidente da Junta, Enfermeiro Isaac, todos os elementos do órgão Junta de Freguesia”, começou por dizer Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, convidada para assistir à cerimónia, manifestando que “perante esta situação de novas eleições, eleger novos órgãos, é, sem dúvida, preparar e começar a trabalhar relativamente ao futuro”.