Última hora

Vila do Conde recebe Festival de Artes Performativas Circular

8 Setembro 2017
Vila do Conde recebe Festival de Artes Performativas Circular
Cultura
0

O Circular – Festival de Artes Performativas – regressa a Vila do Conde a 22 de setembro para nove dias de programação e vai apresentar o mais recente trabalho de Martine Pisani, “uma das coreógrafas de maior destaque da dança francesa”, destacou a organização.
A peça denominada “Undated”, que surge como obra poética de revisitação do trabalho da coreógrafa francesa Martine Pisani junta em palco dez coreógrafos e intérpretes com quem a autora trabalhou ao longo do seu percurso e vai ser apresentada, em estreia nacional, no último dia do evento que decorre entre 22 e 30 de setembro.
Ao longo de nove dias, a 13.ª edição do festival Circular promete várias atuações de dança contemporânea, música, teatro e performance em diversos palcos instalados na cidade de Vila do Conde, mas também vai passar pelo espaço da Mala Voadora, no Porto.
No primeiro dia do festival, o coreógrafo Miguel Pereira apresenta, no Auditório Municipal de Vila do Conde, a sua mais recente criação “Peça Para Negócio, que questiona os papéis definidos para o espectador e para o artista, desafiando a relação aparentemente estática entre quem faz e quem assiste”.
O cartaz desta edição do Circular, que conta com direção artística de Paulo Vasques e Dina Magalhães, inclui também a estreia de um projeto dedicado ao repertório do compositor Jorge Peixinho, levado a cabo pelo Drumming, Grupo de Percussão.
Esta obra foi encomendada pelo Circular a Eduardo Luís Patriarca, compositor residente em Vila do Conde e que recebeu formação de Jorge Peixinho.
Na edição deste ano estão também confirmadas as presenças dos artistas Ana Pi, Joclécio Azevedo, Teresa Silva e Filipe Pereira, Bruno Senune, Maria Duarte, João Rodrigues e Sílvia Figueiredo.
Os espectáculos vão ter lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, no Auditório Municipal de Vila do Conde e no espaço da Mala Voadora, no Porto. A conversa em torno de Jorge Peixinho vai decorrer no Salão de Festas do Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde.
O Circular conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde e é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal, Ministério da Cultura e Direção-Geral das Artes e o orçamento para o festival para este ano é de 40 mil euros.
Os Bilhetes para o Circular, Festival de Artes Performativas, têm o valor de 5€ euros para cada sessão individual e 7,5€ para sessão conjunta.