Última hora

Jornadas Europeias do Património passam por Bagunte em Vila do Conde

15 Setembro 2017
Jornadas Europeias do Património passam por Bagunte em Vila do Conde
Cultura
0

As Jornadas Europeias do Património 2017 vão acontecer nos dias 22, 23 e 24 de setembro, subordinadas ao tema “Património e Natureza”.
Este tema pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões – mais urbanas ou mais rurais – e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.
A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento culturais, sociais e económicos equilibrados.
As Jornadas Europeias do Património 2017 pretendem enfatizar que o desenvolvimento deve ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspetivas de futuro, as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes.
A Câmara Municipal de Vila do Conde vai participar nas Jornadas Europeias do Património, sob o tema “Património e Natureza”, dinamizando uma caminhada na Cividade de Bagunte, no dia 23 de setembro, das 9 às 13 horas, em parceria com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e a Associação de Proteção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde.
O Projeto Arqueológico da Cividade de Bagunte foi o lugar escolhido para integrar as Jornadas Europeias do Património, por enquadrar uma componente patrimonial natural, pois a Associação de Proteção ao Património de Vila do Conde tem apostado na reconstrução ambiental, eliminando espécies invasoras e promovendo o ressurgimento de espécies autóctones e estudado a realidade arqueológica.
Ao longo do percurso, vão ser exploradas três componentes distintas: a arqueológica, a botânica e a fauna da Cividade de Bagunte, em Vila do Conde.