Última hora

Governo diz que em Portugal não há ovos contaminados

5 Setembro 2017
Governo diz que em Portugal não há ovos contaminados
País
0

O Ministério de Agricultura negou hoje a existência de ovos contaminados com pesticida tóxico à venda em Portugal. Os ovos contaminados com fipronil, identificados numa lista da Comissão Europeia revelada esta terça feira, não estão à venda em Portugal, garante o Ministério da Agricultura. O caso teve origem num construtor civil que foi à Bélgica comprar ovos para os trabalhadores.
De acordo com a mais recente lista da Comissão Europeia, Portugal é um dos 26 Estados-membros afetados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil, mas desde que começaram a surgir as primeiras notícias sobre o assunto, em julho, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária foi para o terreno e, desde então, não detetou quaisquer ovos com este produto.
Segundo os dados mais recentes, na União Europeia, só na Croácia e na Lituânia é que não foram ainda detetados ovos contaminados.
A fraude que conduziu à contaminação de ovos pelo inseticida fipronil remonta a setembro de 2016, salientou a Comissão Europeia, precisando, na altura, que 34 países, a maioria na Europa, foram atingidos pela situação.
O Ministério da Agricultura sublinhou que não há ovos contaminados no mercado em Portugal. “Em Portugal não foram produzidos ovos contaminados nem foram detetados produtos confecionados com derivados de ovos contaminados”, afirmou o Ministério de Agricultura, explicando que “o que houve foi uma transação na Bélgica de ovos que estavam sinalizados”.
A contaminação de dezenas de milhões de ovos, resultante da desinfestação de explorações de galinhas poedeiras por um produto contendo fipronil, um antiparasitário forte estritamente proibido na cadeia alimentar, foi divulgada em agosto.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o fipronil é altamente tóxico e comummente utilizado em produtos veterinários, mas proibido em animais destinados ao consumo humano, pois pode danificar o fígado, a tiróide e os rins, se for ingerido em grandes quantidades ao longo do tempo.