Última hora

Câmara de Vila do Conde homenageou Eliana Castro

11 Setembro 2017
Câmara de Vila do Conde homenageou Eliana Castro
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde inaugurou este fim de semana a Praça Eliana Castro, durante uma homenagem que decorreu durante todo o passado sábado, 9 de setembro, à jovem fadista vilacondense falecida há 10 anos.
O programa delineado, que contou com a colaboração de familiares da saudosa jovem vilacondense, teve um dos momentos mais significativos com a inauguração da Praça Eliana Castro, localizada num espaço da Rua Dona Maria de Menezes, com acesso pela Avenida Liberdade (que ladeia o canal do metro) e pela Avenida General Humberto Delgado, às 16:00 horas. O local escolhido foi numa das zonas novas da cidade, junto à estação de metro de Alto de Pega, perto da Escola Superior de Media, Artes, Design e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Rio Ave Futebol Clube e Bombeiros de Vila do Conde.
“É costume o povo dizer: o sonho comanda a vida”, começou por avançar José Ferreira, avô de Eliana Castro, garantindo que “o meu sonho realizou-se graças à Presidente da Câmara” e que “não gostava de partir deste mundo sem que esta promessa, feita há 10 anos, não fosse cumprida. Hoje dia 9 de setembro de 2017, Vila do Conde está mais rica, com a Praça Eliana Castro”.
A presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde lembrou que Eliana Castro marcou Vila do Conde, afirmando que “ela tinha uma voz extraordinária que nos trespassa de emoção sempre que a estamos a ouvir, como estamos a ouvir neste momento”.
“Nós quisemos que, no futuro, quando passarem pela Praça Eliana Castro, os vindouros, e perguntarem quem era Eliana Castro, sintam curiosidade em saber quem foi”, manifestou Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde. “Esta linda Praça, que designamos com o nome Eliana Castro, é uma homenagem sentida neste décimo aniversário da sua morte, para que a sua memória se possa perpetuar”.
À noite, no Teatro Municipal de Vila do Conde, inaugurou a exposição “Tributo a Eliana Castro”, comissariada pelo fotógrafo JPedro Martins, que se vai manter aberta ao público até ao dia 26 de novembro. E, logo de seguida, teve lugar o Memorial Eliana Castro, que contou com a participação habitual de Adriana Rodrigues, Francisco Moreira “Kiko” e Marisa Pinheiro, a que se juntaram as atuações de Joana Almeida, vencedora do Grande Prémio Nacional da RTP em 2015, e de Teresinha Landeiro.
Eliana Castro faleceu a 10 de junho de 2007, vítima de doença prolongada. A fadista tinha 29 anos de idade, contava com seis de carreira e fazia espectáculos em Portugal e no estrangeiro.