Última hora

Cadeira anfíbia para pessoas portadoras de deficiência roubada em praia de Mindelo

4 Setembro 2017
Cadeira anfíbia para pessoas portadoras de deficiência roubada em praia de Mindelo
Local
0

No dia 2 de setembro foi tornado público que foi roubada a única cadeira existente na praia de Mindelo, em Vila do Conde, adaptada para levar pessoas portadoras de deficiência a banhos no mar.
A cadeira, cujas rodas funcionam como bóias que flutuam na água, estava guardada num barracão no areal, mas os assaltantes cortaram o cadeado que servia de fechadura. No inverno, os serviços da Câmara Municipal de Vila do Conde guardavam a cadeira.
“A cadeira era usada três meses por ano mas as famílias com deficientes motores já vinham para esta praia porque era a única forma de crianças e adultos poderem ir para a água”, referiu António Ramos, funcionário do bar da praia de Mindelo.
Com a ajuda de dois nadadores-salvadores que colocavam o banhista na cadeira e o ajudavam a permanecer na água, alguns deficientes motores puderam ir ao mar pela primeira vez. Sem a cadeira, os banhos de mar são impossíveis e várias famílias já se deslocaram aos serviços existentes na praia de Mindelo a perguntar pela cadeira anfíbia.
“A nossa esperança é de que quem roubou a cadeira a devolva e que tome consciência de que ela é fundamental para a felicidade de muitos deficientes motores”, finalizou António Ramos.
A praia de Mindelo era das poucas em Portugal com acessibilidade para portadores de deficiência e já foi apresentada uma queixa na GNR por causa do furto da cadeira anfíbia que, fora dos meses de verão, costumava ficar guardada pelos serviços da Câmara Municipal de Vila do Conde.