Última hora

Comissão de Utentes do Centro Hospitalar PV/VC preocupada com falta de avanços

6 Julho 2017
Comissão de Utentes do Centro Hospitalar PV/VC preocupada com falta de avanços
Local
0

A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde endereçou uma comunicação ao Ministro da Saúde, à ARS-Norte e à Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde onde manifestava “a preocupação pelo estado degradado da unidade”.
Após o contacto da Comissão de Utentes do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde foi publicado em Diário da República um despacho que dava conta da formação de um grupo de trabalho para avaliar as atuais condições do Hospital que serve os concelhos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Na altura, o Diário da República dizia que o relatório sobre o estudo estaria concluído em abril, mas mais de 2 meses se passaram e, até à data, ainda nada foi tornado público.
A Comissão salientou que “nas Assembleias Municipais de ambas as cidades servidas pelo Centro Hospitalar saíram moções, aprovadas por unanimidade, que defendiam a necessidade de construção de um novo edifício”.
A falta de desenvolvimentos, quer em relação às obras de melhoramento, quer em relação à construção de um novo Hospital, levou a Comissão de Utentes a pedir esclarecimentos recentemente.
A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde diz, em comunicado, que “no início de 2017, muitas notícias vieram a público sobre o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, desde a candidatura a fundos europeus do projeto de ampliação do CHPVVC, à criação de um grupo de trabalho pelo ministério da Saúde para avaliar potenciais obras de melhoramento no hospital, etc. O CHPVVC continua a estar indicado entre as seis unidades cuja construção é prioritária a nível nacional. Enquanto isso não acontece, porém, serão necessários melhoramentos nas instalações atuais, sem nunca colocar em causa a construção do tão prometido novo Hospital. Dos referidos melhoramentos é de realçar o alargamento do Serviço de Urgência, assim como da aquisição de equipamento de TAC. Simultaneamente, pela absoluta falta de condições que presentemente apresenta, importa passar o Serviço de Psiquiatria para as instalações disponíveis no Hospital de Vila do Conde”.
Num comunicado emitido em março passado, a ARS-Norte considerou que “constrangimentos orçamentais” condicionam a construção de um novo Hospital, pois “o Conselho Diretivo da ARS-Norte informa que, não estando em causa a possibilidade de tal pretensão [construção de raiz de um hospital] no futuro poder vir a ser satisfeita, nesta fase, por uma questão de constrangimentos orçamentais, não é possível assumir tal compromisso”, mas considerou, por outro lado, ser “financeiramente possível” um investimento para a revitalização das atuais instalações do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, vincando que está em curso uma avaliação das intervenções necessárias a serem feitas “no mais curto espaço de tempo praticável”.
A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde refere, ainda, que “o CHPVVCD serve cerca de 150.000 habitantes, no entanto este número quase duplica com o início da presente época balnear. Nesse sentido, e visto que até à data não se avançaram com obras, nem com a utilização de parte do Hospital de Vila do Conde pela Psiquiatria, nem com o projeto para o novo hospital, manifestamos a preocupação da Comissão de Utentes e solicitamos esclarecimentos sobre o futuro do nosso Centro Hospitalar”.