Última hora

Praias de Vila do Conde de “Qualidade de Ouro”

8 Junho 2017
Praias de Vila do Conde de “Qualidade de Ouro”
Cultura
0

Com o aproximar do início da época balnear 2017 e à semelhança das épocas anteriores, a Quercus classifica de “Praias com Qualidade de Ouro” as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade. Este ano, foram distinguidas 396 praias com Qualidade de Ouro, 351 zonas balneares costeiras, 9 de transição, 36 interiores e Vila do Conde está no lote dos selecionados.
As zonas balneares da Frente Urbana Norte e Frente Urbana Sul de Vila do Conde, Mindelo, Vila Chã e Labruge foram distinguidas pela Quercus – Organização Não Governamental de Ambiente, com Qualidade de Ouro.
Esta distinção, que tem como base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, reconhece as águas das praias que, ao longo de cinco anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente e que, dessa forma, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
Pelos critérios estabelecidos pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo qualidade de ouro, têm como base a informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (SNIRH) e os critérios são: Qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares de 2012 a 2016 e ter todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2016) com resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.
Recentemente foi reconhecida, através da atribuição do galardão Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a qualidade ambiental das zonas balneares do concelho de Vila do Conde, nos domínios da informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamento, segurança e serviços.
A Quercus identificou, assim, em 2017, 396 praias com qualidade de ouro em Portugal – mais 14 que no ano anterior: 339 praias em Portugal continental, 38 na Região Autónoma dos Açores, e 19 na Região Autónoma da Madeira.
O concelho de Portugal com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira, com 23 zonas balneares, seguido de Vila Nova de Gaia, com 18, Almada, com 17, Torres Vedras e Vila do Bispo, com 12.