Última hora

Homem detido em Vila do Conde por tráfico de droga em prisão preventiva

19 Abril 2017
Homem detido em Vila do Conde por tráfico de droga em prisão preventiva
Local
0

O Tribunal de Instrução Criminal do Porto definiu prisão preventiva para um dos cinco estrangeiros detidos, na passada quinta feira, por alegado tráfico internacional de droga, colocando os restantes quatro sujeitos a termo de identidade e residência.
A prisão preventiva foi aplicada ao suspeito detido em flagrante delito num armazém que servia para descarregar a droga, em Vila do Conde, na qual foram apreendidos 32 quilogramas de cocaína.
Durante a operação, a Polícia Judiciária apreendeu 32 quilos de cocaína em Vila do Conde, com um valor de mercado de cerca de dois milhões de euros.
Segundo a Polícia Judiciária, “a droga terá chegado a Portugal num contentor, descarregado no porto de Leixões, proveniente da América Latina”.
A droga estava armazenada no fundo falso de contentores frigoríficos, onde era transportado “xuxu e mandioca”.
“A droga entrou dissimulada num fundo falso, envolta em papel químico, ao que tudo indica para evitar que o odor pudesse ser detetado por cães pisteiros”, revelou fonte da Polícia Judiciária.
As cinco detenções resultaram da ação conjunta da unidade de combate ao crime organizado da Galiza da Guardia Civil e da Polícia Judiciária.
A mercadoria entrou em Portugal “através do Porto de Leixões”, sendo que a fruta importada “nunca entrou no mercado nacional”, encontrando-se ainda no “armazém quando, a propósito da segunda descarga, a PJ interveio e apanhou os traficantes”.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 38 e os 50 anos, são “pessoas conhecidas na área criminal em Espanha e Portugal” e pretendiam “fazer entrar na Europa, através de Portugal, grandes quantidades de produtos estupefacientes, utilizando para o efeito o circuito comercial de importação e exportação de fruta e produtos hortícolas”.