Última hora

Xavier Cristelo apresentou “Culturista das Palavras”

10 Janeiro 2017
Xavier Cristelo apresentou “Culturista das Palavras”
Cultura
0

Xavier Cristelo nasceu em Vila do Conde a 20 de setembro de 1983, onde reside e trabalha. Desde muito cedo demonstrou um interesse pela escrita e a sua criatividade evidenciou esse facto. Na escola ganhou vários concursos de poesia e quadras, ficando sempre em primeiro lugar e, desde então, foi desenvolvendo o talento para a escrita. Em 2006 criou um blogue com o seu primeiro e último nome, Xavier Cristelo, para partilhar as suas obras. Anos mais tarde rebaptizou-o de “Culturista das Palavras” e transpô-lo para as redes sociais e o reconhecimento chegou. Em 2015 e 2016 teve uma participação na VI e VII Antologia de Poesia contemporânea “Entre o Sono e o Sonho”, da Chiado Editora, com os poemas “Solidão!” e “Amor sem Barreira!”, respetivamente. Tem um gosto particular pelo desenho e escultura e é um apaixonado, para além das letras pela fotografia, mas é a na poesia que consegue demostrar o que lhe vai na alma, sendo um aficionado pela arte em geral.
O Renovação esteve na apresentação oficial do livro “Culturista das Palavras”, de Xavier Cristelo, na Alfandega Régia de Vila do Conde e falou com o autor.

Em que se baseia o teu Livro, “Culturista das Palavras”?
O meu livro tem por base fundamental a poesia, quadras, frases e pensamentos. Numa visão mais além do óbvio, podemos descobrir no Culturista das Palavras história e histórias que relatam vidas do mundo real, mas nascidas no meu imaginário! Um livro de leitura camaleónica, abrindo um caminho na poesia contemporânea.

Qual a razão da publicação do teu livro?
Acima de tudo foi para realizar um sonho, que graças a muito esforço e empenho o consegui concretizar. Outra razão foi a vontade de partilha que tinha em divulgar as minhas obras que por si só as redes sociais e o blogue não me preenchiam nessa plenitude, faltava o lado físico, as folhas, o tão aclamado livro que a minha alma ansiava e hoje está ao alcance de qualquer um.

Qual a origem do nome “Culturista das Palavras”?
Culturista das Palavras é um título curioso para uma obra de poesias, quadras frases e pensamentos, mas não foi escolhido ao acaso! Culturista, no seu significado literal é uma pessoa que pratica exercícios destinados a desenvolver e definir determinados músculos, geralmente para fins competitivos ou estéticos. Ora aqui entra a imaginação e a interação com o mundo das palavras definindo culturista como algo de carácter forte, robusto, esbelto e que se confunde com cultura que, a meu ver, se encaixa perfeitamente com o poder das palavras, palavras essas que podem expressar tudo isto na sua forma de escrita ou de dizer. Podem ser doces, meigas, reconfortantes, apaziguadoras, delicadas e amorosas, como podem ser ríspidas, causando tristeza, ódio, desilusões, mágoas, raiva, medo e nostalgia!
As palavras têm poder, são moldadas conforme bem nos apetece, formando um todo, consoante o sentido! Culturista das Palavras é isto mesmo, é o moldar da escrita e da fala demonstrando o seu poder e o sentimento que nos pode causar.

Quanto tempo demorou a publicar o “Culturista das Palavras”?
Uma vida! Tenho poemas com mais de duas décadas que os juntei a muitos outros ao longo destes anos!

Onde pode ser adquirido e quanto custa?
Podem encontrar o meu livro à venda no site da Chiado Editora assim como nas plataformas digitais das grandes superfícies e livrarias, quer em formato livro ou ebook e, brevemente, fisicamente nas livrarias do país. O valor do livro são 11€.

Foi fácil chegar até aqui? Criar, executar e apresentar o “Culturista das Palavras”?
Toda a obra que compõe o Culturista das Palavras não foi escrito de propósito para a mesma! Foi um aglomerar de trabalhos que tinha na gaveta, que fui escrevendo ao longo dos tempos e achei que seria o momento de transformar isso em livro. Foi um processo moroso e muito trabalhoso, desde a seleção, organização, escolha de desenhos e fotos que fariam parte deste projeto e todo o processo que levou até ficar tudo como idealizei. A logística envolvente até à organização do lançamento foi tudo desgastante e cansativo, mas que valeu muito apena! Não tive apoio nem patrocínios de ninguém, tratei de tudo sozinho! Foi uma dedicação por inteiro, pois afinal de contas era o meu sonho e só dependia de mim para o concretizar!

O “Culturista das Palavras” está a ter a receptividade que esperavas?
Posso confessar que excedeu as minhas expectativas e isso deixa-me muito feliz. Ver o interesse das pessoas no meu livro é muito recompensador e sinto que todo este esforço não foi em vão. Ainda existe um trabalho árduo de divulgação e de apresentações da minha obra, mas de passinho a passinho se faz o caminho e devagar se vai ao longe!

Onde gostavas de ver o teu livro?
O meu livro já está no lugar mais alto que possas imaginar, o topo das concretizações dos meus sonhos! Depois disto o céu é o limite!