Última hora

Festa de Nossa Senhora da Guia começa esta semana em Vila do Conde

25 Janeiro 2017
Festa de Nossa Senhora da Guia começa esta semana em Vila do Conde
Cultura
0

A festa em honra de Nossa Senhora da Guia começam esta sexta feira, 27 de janeiro, em Vila do Conde, e os festejos em honra da padroeira dos pescadores prolongam-se até ao dia 4 de fevereiro.
A Senhora da Guia é uma padroeira antiga, situada no extremo sudoeste da Paróquia de Vila do Conde. É o edifício paroquiano mais antigo da cidade, aparecendo referenciado no inventário do Mosteiro de Guimarães do século XI (1054).
Para esta sexta feira à noite está marcada uma Conferência Mariana, agendada para as 21:30 horas, no auditório do Círculo Católico D´Operários.
O ponto alto da romaria é na tarde de domingo, com a procissão que sai da Igreja Matriz de Vila do Conde, pelas 15 horas, rumo à capelinha de Nossa Senhora da Guia, junto à foz do rio Ave.
A Procissão vai ser, este ano, composta por oito andores e figurantes alusivos à época e vai percorrer algumas zonas da cidade de Vila do Conde.
Dia 2 de fevereiro é o dia dedicado à padroeira dos pescadores e, por isso, a festa faz-se com celebrações religiosas. Às 11 horas da manhã há missa solene com pregação à Virgem da Guia, seguida, no cruzeiro, de Bênção do Mar com o Santíssimo Sacramento. Pelas 16 horas, a Eucaristia é pelos náufragos da embarcação “Maria Salomé” e de todas as outras embarcações naufragadas.