Última hora

Falando de Infertilidade

23 Novembro 2016
Falando de Infertilidade
Opinião
0

Com as exigências e estilos de vida da sociedade atual, o projeto de ter um filho é adiado cada vez para idades mais avançadas. Naturalmente, com o avançar da idade, os problemas de infertilidade vão sendo mais frequentes. No entanto, este não é um problema apenas dos casais com idades mais avançadas, podendo atingir qualquer idade. Cerca de 10-15% dos casais são inférteis.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a infertilidade pode ser definida como a incapacidade de obter uma gravidez após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares e sem uso de contraceção. Se após 12 meses de tentativas, o casal não conseguir engravidar deverá procurar uma avaliação médica.
As causas de infertilidade são múltiplas e podem, ou não, estar associadas a anomalias do sistema reprodutor masculino ou feminino. Em 30% dos casos, ambos os elementos do casal contribuem para a infertilidade. A fertilidade é influenciada por fatores como a idade de mulher (de forma mais significativa acima dos 35 anos), pelo tipo e frequência das relações sexuais, pelo consumo de tabaco, álcool ou outras drogas, pela utilização de medicamentos, hábitos alimentares e estilos de vida, alguns tipos de trabalho ou lazer, por alterações de peso e ainda por algumas infeções sexuais. As causas de infertilidade podem ser alterações ou baixa quantidade de espermatozoides, varicocelo, alterações hormonais, alterações das trompas femininas, síndrome do ovário policístico, endometriose, medicações ou hábitos como o tabagismo ou o consumo de álcool ou drogas, entre muitas outras causas.
Atualmente é possível ajudar os casais com problemas de infertilidade, havendo diversas técnicas disponíveis. Antes de mais, é fundamental que assuma estilos de vida saudáveis e procure ajuda médica. O seu Médico de Família iniciará o estudo da infertilidade e encaminhará o casal a uma Consulta de Apoio à Fertilidade. Nos casos considerados apropriados o casal será referenciado para técnicas de Reprodução Medicamente Assistidas, que consistem em técnicas mais específicas de apoio ao processo de tratamento de infertilidade, como a inseminação intra-uterina, a fertilização in vitro e a microinjeção intracitoplasmática.
Não hesite em procurar ajuda. Converse com o seu Médico de Família.

Joana Gomes Rodrigues