Última hora

“Vacinar é cuidar” – Vacinação contra a gripe

12 Outubro 2016
“Vacinar é cuidar” – Vacinação contra a gripe
Opinião
0

A época de vacinação contra a gripe iniciou-se neste mês de Outubro.
A gripe é uma doença infeciosa das vias respiratórias, altamente contagiosa, causada por um vírus denominado Influenza. Ocorre preferencialmente nos meses de Inverno (de Novembro a Março) e a sua transmissão dá-se através de gotículas respiratórias (tosse e espirros) e por contato indireto, por exemplo através das mãos após contato com locais recentemente contaminados.
Habitualmente os sintomas surgem nas primeiras 24 horas após o contágio e iniciam-se de forma súbita com febre alta (normalmente > 38.º C), dores musculares, mal-estar generalizado, dores de cabeça, dores de garganta e tosse seca. Nas crianças, a temperatura pode atingir valores mais altos, sendo a prostração, sintomas gastrointestinais como náuseas, vómitos e diarreia e sintomas respiratórios (bronquite e bronquiolite) sintomas frequentes. Nos idosos um quadro febril pode ser o único sintoma presente.
Na maioria dos casos, a gripe é autolimitada. No entanto certos grupos como os idosos e pessoas portadoras de doenças crónicas (asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal) estão mais vulneráveis a complicações como pneumonia e/ou descompensação da patologia de base.
Desta forma, a Direção Geral de Saúde (DGS) recomenda a vacinação contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos, a todos que tenham doenças crónicas e imunodeprimidos com mais de 6 meses de idade, a grávidas, aos profissionais de saúde e cuidadores que trabalhem com idosos ou crianças. A vacina é ainda recomendada a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.
Para pessoas com mais de 65 anos, institucionalizados, com apoio domiciliário ou internadas em unidades de saúde, doentes a aguardar transplante ou submetidas a transplante, sob quimioterapia ou diálise, com trissomia 21 (Síndrome de Down), fibrose quística, doença neuromuscular e com défice de alfa-1 antitripsina poderão receber gratuitamente a vacina contra a gripe sem necessidade de receita médica. Nos restantes casos a vacina pode ser comprada na farmácia através de receita médica, sendo comparticipada.
Uma vez que os vírus da gripe sofrem múltiplas alterações/mutações, a vacina não proporciona imunidade duradoura, pelo que as pessoas com indicação devem ser vacinadas todos os anos.
Existem algumas contraindicações para a toma desta vacina, nomeadamente, se alergia ao ovo ou reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina.
É importante também adotar um conjunto de medidas de higiene como prática habitual, de modo a reduzir o risco de infeção, nomeadamente:
– Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, de forma a reduzir o risco de transmissão, sobretudo depois de tossir ou espirrar;
– Usar lenços de papel de utilização única quando tossir ou espirrar;
– Ao espirrar ou tossir proteger a boca com um lenço de papel ou com o antebraço, não utilizando as mãos.
Consulte o seu médico e enfermeiro de família, e vacine-se preferencialmente até ao final do ano!

Diana Pinto