Última hora

Bronquiolite

27 Outubro 2016
Bronquiolite
Opinião
0

A bronquiolite é um infeção respiratória causada por vírus sendo que em 75% dos casos é causa por um vírus chamado vírus sincicial respiratório.
Afecta bebés até aos 2 anos sobretudo entre os meses de Novembro e Abril.
Inicialmente os bebés manifestam sintomas nasais como nariz tapado, secreções e/ou espirros. Dois a três dias pode surgir tosse seca, os pais podem notar que a criança respira mais rápido sendo que em alguns casos notam uma respiração ruidosa. Alguns bebés desenvolvem sinais de esforço respiratório com cansaço e respiração muito rápida. O bebé pode ter alguma dificuldade em alimentar-se e a tosse pode desencadear vómitos. É comum existir febre. Por volta do quinto/sexto dia há uma melhoria dos sintomas podendo, no entanto a tosse prolongar-se por 3 semanas.
A bronquiolite é uma infeção benigna mas há bebés com maior risco de desenvolver doença grave, são eles os bebés com menos de 12 semanas, com história de prematuridade ou doença crónica ou expostas a fumo do tabaco.
Por se tratar de uma infecção viria, o tratamento é sintomático
É muito importante garantir uma alimentação e hidratação adequadas mas as refeições devem ser repartidas com pausas frequentes. Deve-se ter alguns cuidados: eleve o tronco do bebé após as refeições, eleve um pouco a cabeceira da cama para facilitar a respiração. A higiene nasal é essencial, o nariz deve ser mantido limpo e poderá usar soro fisiológico para desobstruir o nariz. Deixe o bebé descansar mas vigie regularmente a sua respiração.
Não há indicação para fazer exames. Não há necessidade de antibióticos, broncodilatadores ou fazer nebulizações.
Os sinais de alarme que devem levar os pais a procurar o médico são dificuldade em alimentar-se, ou seja, ingerir menos de metade do habitual em 2 ou mais refeições ou recusa alimentar e de ingestão de líquidos durante mais de 4-6h; vómitos frequentes e em grande quantidade; urinar pouco; agravamento da dificuldade respiratória isto é, o bebé fica muito cansado, irritado ou engasgado enquanto se alimenta.
Se o bebé apresentar muita dificuldade em respirar ou pausas respiratórias, ficar pálido ou com os lábios cinzentos/azulados ou estiver demasiado sonolento ou prostrado deverá ser ativado o 112.
Atenção, a bronquiolite é uma doença muito contagiosa a partir do contacto direto com secreções nasais, tosse e mãos contaminadas. As crianças mais velhas e os adultos podem estar infetados mas apresentarem sintomas mais leves, portanto é essencial uma lavagem de mãos adequada antes e depois de se tratar do bebé.

Rosalina Magalhães