Última hora

Insónia – dicas para o ajudar a dormir melhor

14 Setembro 2016
Insónia – dicas para o ajudar a dormir melhor
Opinião
0

O sono é uma necessidade básica que ocupa cerca de 1/3 da nossa vida. O sono é considerado saudável quando é de quantidade e qualidade suficiente para manter um óptimo nível de vigília durante o dia. A necessidade de horas de sono varia com a idade e com a pessoa. As crianças, por exemplo, podem necessitar de dormir 12 a 14 horas diárias, enquanto que para alguns adultos 4 a 6 horas podem ser suficientes.
A insónia pode ser definida como uma sensação de inadequada qualidade do sono, acompanhada por dificuldade em iniciar ou manter o sono, por despertares precoces, por um “sono não repousante” e ainda por queixas diurnas como sonolência, fadiga e/ou falta de atenção. De uma forma geral, a insónia é mais frequente no sexo feminino e aumenta com a idade, havendo também uma predisposição familiar. Pode ainda associar-se a algumas patologias como a ansiedade e a depressão ou ser secundária à toma de alguns medicamentos.
O tratamento da insónia pode incluir quer o tratamento farmacológico quer o não-farmacológico. Dentro do tratamento não-farmacológico (sem utilização de medicamentos) existem algumas medidas gerais que o podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Assim, deve optar por dormir o tempo necessário para se sentir descansado (geralmente 7-8 horas nos adultos) e posteriormente deve levantar-se da cama. Procure deitar-se e acordar todos os dias à mesma hora, incluindo aos fins-de-semana. Deve evitar líquidos ricos em cafeína ou refeições pesadas à noite e evite também fumar algumas horas antes de ir dormir. Não veja TV ou use tablets, computadores e telemóvel de forma prolongada antes de dormir e procure criar um ambiente calmo, escuro e confortável no quarto. Vá para a cama apenas quando tiver sono. Se não conseguir adormecer em 15-20 minutos, levante-se, procure outra divisão da casa e realize atividades calmas. Volte para a cama apenas quando tiver sono. Evite também dormir durante o dia e não realize outras atividades no quarto como ler, comer, ver TV ou trabalhar. É também importante que pratique atividade física regular, mas nunca algumas horas antes de dormir porque isso poderá piorar a sua insónia.
Se recorrer ao médico e este decidir tratar a sua insónia com medicação, siga o que lhe foi indicado. Não altere o medicamento nem o prolongue no tempo sem indicação médica. Não pare a medicação por sua conta, já que pode piorar o nervosismo e a ansiedade, sobretudo se já a toma há muito tempo.
Estas são algumas medidas que o podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Na dúvida, poderá sempre consultar a ajuda do seu Médico de Família. Dormir bem é essencial para o seu bem-estar. Pense nisso!

Joana Gomes Rodrigues