Última hora

Feira Quinhentista atrai visitantes a Vila do Conde

20 Setembro 2016
Feira Quinhentista atrai visitantes a Vila do Conde
Cultura
0

Vila do Conde viajou no último fim de semana 500 anos até ao passado, com a Feira Quinhentista a atrair milhares de pessoas à Praça Vasco da Gama e ao adro da Igreja Matriz.
O objetivo da Feira quinhentista de Vila do Conde foi celebrar os 500 anos do foral atribuído à cidade por D. Manuel I e toda a dinâmica que trouxe à região.
Ao longo dos dois dias, atores, animadores, vendedores, serpentes, aves de rapina, cavalos, malabaristas e gaitas de foles animaram os visitantes e deram vida à Feira, que proporcionou ainda a possibilidade de cunhagem de moedas alusivas à época.
A Feira Quinhentista contou com uma feira gastronómica e de artesanato, com animação e recriações históricas, a cargo da Associação Velha Lamparina, com a participação especial do elenco do espetáculo “Um Porto para o Mundo”.
Os pontos altos do evento aconteceram durante o cortejo que representou a passagem de D. Manuel I por Vila do Conde, que percorreu as ruas do centro histórico e deu o impulso determinante para a construção da Igreja Matriz ou quando se deu a chegada do emissário régio a Vila do Conde com o foral manuelino.