Última hora

Não se distraia, nem por um segundo!

18 Agosto 2016
Não se distraia, nem por um segundo!
Opinião
0

Segundo dados da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), nos últimos 13 anos, 215 crianças morreram por afogamento e 512 necessitaram de internamento, apesar de se ter verificado uma diminuição de casos nos últimos anos os números ainda são assustadores.
Ocorrem mortes por afogamento durante todo o ano contudo, nos meses de verão nota-se um aumento bastante significativo deste tipo de acidentes.
Nenhum método de segurança substituiu a vigilância ativa por adultos. Quando perto de água, seja uma banheira, um poço, uma piscina, um lago ou na praia, as crianças devem sempre estar sob supervisão. O afogamento é muito rápido e, crianças com menos de 2 anos podem-se afogar com menos de 6 cm de altura de água. Portanto, se tem crianças em casa, despeje toda a água de baldes, alguidares, bacias ou banheiras imediatamente após a utilização e dificulte o acesso a piscinas, tanques ou poços. Esteja atento a valas de água que possam existir nos arredores de sua casa.
As crianças saberem nadar pode ser uma mais valia, mas o risco de afogamento ainda existe e não deve ser descurado.
Os equipamentos de proteção (braçadeiras ou coletes salva-vidas) devem ser adequados à idade, peso e tamanho da criança e bem colocados. É importante que as crianças os usem mesmo quando estão apenas a brincar perto de água, podem escorregar e cair.
As braçadeiras devem ser utilizadas quando as crianças estão em locais com águas paradas, transparentes e pouco profundas se, pelo contrário, as crianças estiverem em locais onde as águas são agitadas, turvas ou profundas o ideal é utilizar colete salva-vidas.
As braçadeiras devem ser de cores garridas e acabadas de encher já no braço da criança para que fiquem bem ajustadas e sejam difíceis de retirar.
Bóias e colchões insufláveis não são equipamentos de proteção, pelo contrário podem ser perigosos uma vez que viram e são arrastados com facilidade.
Já agora, não se esqueça de colocar protetor solar sempre que as crianças estão expostas ao sol e oferecer água para que não desidratem.
Ofereça um verão seguro às suas crianças. Não se distraia, nem por um segundo!

Rosalina Magalhães