Última hora

Inscrições abertas para o “Melhor Pão Doce”

5 Agosto 2016
Inscrições abertas para o “Melhor Pão Doce”
Cultura
0

A organização da Feira de Atividades Agrícolas Portugal Rural vai promover este ano, mais uma vez, o Concurso de Pão Doce de Vila do Conde.
Esta iniciativa, aberta a todos os vilacondenses que pretendam participar, tem por objetivo preservar e promover a tradição da produção do Pão Doce de Vila do Conde.
As inscrições para o concurso são gratuitas, limitadas a 50 participantes e podem ser feitas até ao dia 9 de setembro na Loja Interativa de Turismo ou no Secretariado da Feira Portugal Rural, nos Jardins da Avenida Júlio Graça.
Para participarem, os concorrentes devem entregar dois exemplares de Pão Doce, um para exposição e outro para avaliação, no secretariado da feira Portugal Rural, até às 14 horas do dia 10 de Setembro, sendo a decisão do Júri revelada às 18 horas do mesmo dia.
O Pão Doce de Vila do Conde era tradicionalmente confeccionado, por alturas da Páscoa, nos fornos a lenha das casas agrícolas onde era cozida a broa de milho. Oferecido como Folar aos afilhados que, em Domingo de Aleluia, visitavam os padrinhos, servia também para “pagar” pequenos favores a quem se incomodava durante o ano ou simplesmente para reconhecer a estima que se nutria por alguém. Noutras alturas, como no Natal e festas de família, a dona da casa sempre fazia uma fornada de Pão Doce.