Última hora

Vamos combater a maior epidemia do século!

8 Junho 2016
Vamos combater a maior epidemia do século!
Opinião
0

A Obesidade é considerada a epidemia do século XXI. Em muitos países europeus a sua prevalência triplicou. Em Portugal mais de 50% da população adulta tem excesso de peso e, desta, 15% sofre de obesidade. Portugal é ainda um dos países europeus com maior prevalência de obesidade infantil.
Como surge o excesso de peso e obesidade?
A obesidade e o excesso de peso são devidos a um excesso de gordura no corpo. Todas as calorias que ingerimos são transformadas em células de gordura (adipócitos) e o que gastamos favorece a destruição dessas mesmas células. O excesso de peso e a obesidade têm, assim, origem em sucessivos balanços positivos em que a quantidade de energia (calorias) ingerida é superior à quantidade gasta pelo organismo. Esse excesso de calorias armazena-se no organismo conduzindo ao excesso de peso e posteriormente à obesidade.
Porque que o excesso de peso e a obesidade são um problema de saúde?
O excesso de peso e a obesidade estão na origem de muitas doenças que determinam, só por si, um aumento da mortalidade precoce.
Além da obesidade estar associada a um conjunto de sintomas que criam desconforto no dia-a-dia como o cansaço fácil, a transpiração excessiva, as dores nos ossos e músculos, a obesidade predispõe a um aumento da tensão arterial e dos níveis de colesterol, favorece as doenças do coração e das artérias, contribui para o desenvolvimento de diabetes podendo mesmo levar à dependência de insulina, conduz ao surgimento de problemas respiratórios como a apneia do sono, leva ao surgimento de artrose. O excesso de peso e a obesidade estão ainda relacionados com o surgimento de distúrbios psicossociais e emocionais relacionados com a baixa auto-estima.
Tenho excesso de peso/obesidade, e agora? Leia a crónica da próxima semana!
Não se sinta culpado! Peça ajuda ao seu médico, procure apoio nos seus familiares e amigos!
Proponha-se objetivos alcançáveis mudando hábitos inadequados. Não faça dietas milagrosas, o que se pretende é uma alimentação saudável que seja capaz de manter o resto da sua vida. E ponha-se a mexer, pela sua saúde!

Rosalina Magalhães
USF Aqueduto