Última hora

Celeste Teixeira e Olímpia Flores vencem Concurso de Vestidos com Rendas de Bilros

7 Junho 2016
Celeste Teixeira e Olímpia Flores vencem Concurso de Vestidos com Rendas de Bilros
Cultura
0

As Rendas de Bilros estiveram em destaque, na passada noite de sábado, 4 de junho, junto aos Paços do Concelho, em Vila do Conde.
O Desfile e Concurso de Vestidos com Rendas de Bilros tratou-se de um momento único, uma vez que foram as próprias rendilheiras ou familiares a desfilarem com os modelos que produziram perante um júri, que avaliou as peças tendo em conta critérios como o conceito e a sua ligação ao centro rendeiro de Vila do Conde, criatividade, execução técnica da renda de bilros, qualidade dos materiais e resultado final.
Foram apresentados 48 modelos ao júri e ao público e, no final, Celeste Teixeira foi distinguida com o “Prémio do concurso BILROS 2016”, para o melhor coordenado, e Olímpia Monteiro Flores recebeu o “Prémio Joanna Maria de Jesus”, para a melhor Renda de Bilros de Vila do Conde.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, salientou que as Rendas de Bilros “fazem parte da história de Vila do Conde, são um artesanato de excelência e que merecem a atenção do mundo” e “agora o trabalho passa por fomentar o interesse dos mais jovens por esta arte, mostrando que as Rendas de Bilros têm futuro”.
A iniciativa contou com a intervenção musical de Paulo Praça e a apresentação de Sónia Araújo.