Última hora

Pedras nos rins e cólicas renais, o que são e como se previnem

11 Maio 2016
Pedras nos rins e cólicas renais, o que são e como se previnem
Opinião
0

Os cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, formam-se a partir de substâncias minerais que estão na própria urina e que são filtradas nos rins. Os cálculos mais frequentes são os de cálcio e os de ácido úrico.
Se os cálculos ou pedras nos rins forem de pequenas dimensões, serão expulsos juntamente com a urina e praticamente sem darem sintomas. Por sua vez, se forem de maiores dimensões podem contactar (ou mesmo ficar impactadas) nas vias urinárias, como por exemplo nos ureteres, dando origem ao aparecimento de uma cólica renal. A cólica renal apresenta-se geralmente como uma dor intensa e súbita na parte inferior das costas, cintura ou costelas e que geralmente leva a pessoa ao médico. Na maioria das situações a pedra é expulsa espontaneamente, sendo o tratamento realizado com analgésicos para a dor. Nas situações em que a pedra não é expulsa por si, podem ser necessários outros tratamentos. Se expulsar uma pedra com a urina, deve guardá-la para análise posterior.
As pessoas que já tiveram uma cólica renal têm maior probabilidade de formar novas pedras e se as cólicas renais forem de repetição devem ser investigadas com maior pormenor pelo médico, com exames adequados.
No entanto, o mais importante é saber como prevenir a formação de pedras no rim, tanto para a população em geral, como para aqueles indivíduos que já tiveram cólicas renais. As medidas principais de prevenção são:
– Beber muitos líquidos por dia (mais de 2,5L) e de preferência água. Tenha especial atenção e lembre-se de repor mais líquidos em situações em que as perdas de água estejam aumentadas como no calor, no exercício físico, nas situações de doenças ou trabalho.
– Modere o consumo de sal, carne e café pois predispõem à formação de pedras.
– Faça exercício regularmente. Caminhe diariamente e a bom ritmo; é benéfico para a sua saúde e pode ajuda-lo a evitar a formação de novas pedras.
– Deve evitar a obstipação pois esta favorece a repetição de cólicas renais.
– Se souber que as suas pedras são de cálcio, deve diminuir a quantidade de alimentos ricos em oxalatos como os espinafres, couves, beterraba, nozes e amendoins e deve aumentar o consumo de alimentos ricos em citrato como limão, a laranja, a cidra, a lima, a toranja e o kiwi. Não deve restringir os alimentos ricos em cálcio da dieta, como o leite ou derivados, mesmo que as pedras sejam de cálcio.
Por fim, deve saber que as pedras no rim assumem especial cuidado se surgirem em grávidas, pessoas com apenas um rim, se ocorrer febre e se deixar de urinar. Nestes casos deve consultar imediatamente um médico.
Previna a formação de pedras nos rins.

Joana Gomes Rodrigues
USF Aqueduto