Última hora

Vila do Conde celebrou os 42 anos do 25 de abril

26 Abril 2016
Vila do Conde celebrou os 42 anos do 25 de abril
Cultura
0

Na passada segunda-feira, feriado, às 00h20, cerca de 100 vilacondenses concentraram-se no Largo dos Artistas para cantar a emblemática canção “Grândola Vila Morena”.
A cerimónia oficial de celebração dos 42 anos do 25 de abril teve lugar na Praça Vasco da Gama, em frente aos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira e o Hino Nacional e com a Guarda de Honra pelo Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde.
Após a cerimónia oficial houve lugar para as intervenções de Adriana Azevedo Silva, de 14 anos, aluna de uma das escolas do concelho, que falou das “vantagens de ter nascido após do 25 de abril de 1974, num país livre e onde pode tomar as suas opções”, de Nascimento Azevedo, Presidente da Associação dos Ex Combatentes do Ultramar de Vila do Conde, de Abel Maia, em representação do Presidente da Assembleia Geral de Vila do Conde, Mário de Almeida, e da presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz.
O Conservatório de Música de Vila do Conde e um coro conjunto de escolas e associações do concelho cantaram músicas e poemas de abril, por alunos da Escola Secundária José Régio e dos Agrupamentos de Escolas D. Afonso Sanches e D. Pedro IV.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, sublinha que “Vila do Conde não podia esquecer uma data tão importante para Portugal” e realçou “a importância de envolver os mais jovens nestas celebrações”.
A autarca lembrou e homenageou “os vilacondenses falecidos na guerra colonial”, junto ao Monumento aos Antigos Combatentes do Ultramar, pois para Elisa Ferraz “foram estes que construíram o início da estrada para um futuro melhor”, “foram jovens que deram a vida, que preparam o percurso para que depois fruto do trabalho de muitos a revolução fosse concretizada”, mas sublinha que “ainda há muito por fazer”.