Última hora

Tornado em Vila Chã faz estragos de 60 mil euros

12 Abril 2016
Tornado em Vila Chã faz estragos de 60 mil euros
Local
0

O tornado que no passado domingo, 10 de abril, passou pela freguesia de Vila Chã, em Vila do Conde, provocou estragos de cerca de 60 mil euros nas três explorações agrícolas afetadas pelo vento forte.
Elementos da Direção Regional de Agricultura estiveram ontem no local a inteirar-se dos danos, recebendo dos agricultores a avaliação dos prejuízos sofridos com o tornado que atingiu uma faixa costeira da freguesia de Vila Chã.
60 mil euros é o valor estimado para que os três produtores de leite possam minimizar os estragos nas suas unidades leiteiras. As explorações de leite estão, agora, expostas ao tempo, uma vez que ficaram sem coberturas, devido à força do vento, e sem alguns muros e vedações.
A Câmara Municipal de Vila do Conde tem desenvolvido esforços para resolver os problemas mais urgentes.
A Direção-regional de Agricultura esteve ontem no local para receber dos agricultores a avaliação dos prejuízos.
A Presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, esteve no local e afirmou que “a Câmara Municipal desenvolverá todos os esforços junto do Ministério da Agricultura, para que sejam avaliados quais os apoios disponíveis para ajudar os agricultores gravemente lesados com esta inesperada ocorrência”.
O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, comprometeu-se em “analisar a possibilidade de enquadrar esta situação nas medidas de reposição do potencial produtivo, o mecanismo através do qual vão ser apoiados os agricultores afetados pelo mau tempo nas regiões do Douro e Baixo Mondego”.
De acordo com a descrição do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a região de Vila Chã foi afetada, às 7h40 de domingo, pela passagem de uma superfície frontal fria de forte atividade, compatível com a ocorrência de um tornado.