Última hora

Ministério da Agricultura garante 50% dos prejuízos do tornado de Vila Chã

13 Abril 2016
Ministério da Agricultura garante 50% dos prejuízos do tornado de Vila Chã
Local
0

O Ministério da Agricultura vai pagar 50% dos prejuízos causados por um tornado em três explorações agrícolas na freguesia de Vila Chã, em Vila do Conde, no passado domingo.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, salienta que a autarquia fez “todos os esforços junto do Ministério da Agricultura para que fossem disponibilizados apoios” e congratula-se com “a resposta rápida e eficaz do Governo aos pedidos de apoio aos agricultores gravemente lesados em consequência do tornado”.
Elisa Ferraz esteve no local no dia do tornado e na segunda-feira seguinte, para acompanhar a visita da Direção-regional de Agricultura e Pescas do Norte. A autarca diz que, depois do “imediato levantamento dos prejuízos”, orçados em 60 mil euros, a Câmara Municipal de Vila do Conde “desenvolveu todos os esforços junto do Ministério da Agricultura para ajudar os agricultores gravemente lesados com esta inesperada ocorrência”.
Após o levantamento dos estragos, a Presidente da Câmara de Vila do Conde informa que o “Ministério da Agricultura vai ressarcir, em 50% dos prejuízos verificados, as três explorações agrícolas que sofreram prejuízos, no âmbito do programa reposição do potencial produtivo”.
Os lesados devem agora apresentar a candidatura ao programa de apoio, entre 15 e 30 de abril, na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.