Última hora

Março, mês dedicado à Saúde da Mulher na USF Aqueduto

8 Abril 2016
Março, mês dedicado à Saúde da Mulher na USF Aqueduto
Opinião
0

A Educação para a Saúde é um importante veículo de informação para a comunidade, tendo como objetivo dotar a população de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental. Neste sentido, durante o ano de 2016 e como já tem sido hábito, a Unidade de Saúde Familiar Aqueduto propôs-se à organização de meses sobre algumas temáticas relevantes um saúde.
O mês de Março foi dedicado à Saúde da Mulher, tendo a Unidade realizado atividades semanais de divulgação de diversas temáticas. O Dia da Mulher (8 de Março), representando a celebração das conquistas sociais, políticas e económicas da Mulher, marcou o início destas comemorações. Durante este dia, a Unidade de Saúde Familiar pretendeu sensibilizar os utentes para a problemática da Violência contra as Mulheres, nomeadamente no que toca à Violência Doméstica. Tendo como mote, “Numa Mulher não se bate…nem com uma flor”, a Unidade ofereceu uma flor a todas as utentes que tiveram consulta nesse dia. Cada flor fazia-se acompanhar de um breve folheto informativo respeitante à violência doméstica. De fato, os profissionais da área da saúde estão cada vez mais preocupados com este acontecimento, pretendendo sensibilizar a população para a procura de ajuda.
Os rastreios oncológicos e a vacinação são formas essenciais de prevenção de doença, assumindo relevância nos Cuidados de Saúde Primários. No que toca à Mulher, os rastreios oncológicos preconizados passam pelo rastreio do Cancro do Colo do Útero a todas as mulheres entre os 25 e 64 anos de idade, de 3 em 3 anos, através de Citologia Cervico-Vaginal, vulgarmente conhecido como teste Papanicolau; rastreio do Cancro da Mama a todas as mulheres entre os 50 e os 69 anos de idade, através de mamografia a realizar de 2 em 2 anos; e rastreio do Cancro do Colón e Reto (Cancro Intestinal) através da pesquisa de sangue oculto nas fezes. Relativamente à Vacinação, destaca-se a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (responsável por casos de cancro do colo útero, entre outras patologias) a todas a meninas entre os 10-13 anos de idade, vacinação contra o tétano de 10 em 10 anos e vacinação contra o sarampo e rubéola para todas as mulheres em idade fértil, que deverão ter pelo menos uma dose de vacina. Todas as vacinas referidas estão incluídas no Programa Nacional de Vacinação, sendo gratuitas. No âmbito do rastreio oncológico e da vacinação a Unidade ofereceu às suas utentes um marcador de livros com a referida informação disponível, pretendendo sensibilizá-las para este cumprimento.
A Unidade afixou ainda na sala de espera um cartaz intitulado “A Saúde da Mulher ao longo da Vida”, onde aborda temas relevantes de saúde do sexo feminino através no ciclo natural de envelhecimento. É possível ler-se acerca de puberdade, acne, início da atividade sexual, síndrome pré-menstrual, consulta pré-conceção, gravidez, menopausa e osteoporose. Pretende ainda despertar a atenção para sintomas de alarme que devem motivar a procura de cuidados de saúde, muitas vezes descuidados pelas utentes.
Para os profissionais da Unidade, foi ainda organizada uma aula de Taishi, pretendendo motivar o bem-estar e harmonia da equipa e o trabalho.
Os profissionais da Unidade de Saúde Familiar mostraram-se muito satisfeitos com a atividade, esperando ter conseguido sensibilizar a comunidade para alguns dos temas abordados. No próximo mês de Abril, teremos novidades, fique atento.

A saúde da Mulher ao longo da vida

Joana Gomes Rodrigues

USF Aqueduto