Última hora

Governo apoia explorações agrícolas atingidas por mau tempo em Vila Chã

19 Abril 2016
Governo apoia explorações agrícolas atingidas por mau tempo em Vila Chã
Local
0

O Governo de Portugal vai apoiar as explorações agrícolas atingidas por vento forte, no passado domingo, 10 de abril, na freguesia de Vila Chã, em Vila do Conde.
O fenómeno ocorrido no passado dia 10 de abril foi considerado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) compatível com um tornado.
Num despacho publicado em Diário da República, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, concede “um apoio à reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas que sofreram danos nos ativos tangíveis do seu capital produtivo, incluindo no edificado, por efeito do fenómeno climático adverso”.
No mesmo dia em que ocorreu o fenómeno atmosférico, 10 de abril, o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse que “o Ministério da Agricultura está a analisar a possibilidade de enquadrar esta situação nas medidas de reposição do potencial produtivo, o mecanismo através do qual vão ser apoiados os agricultores afetados pelo mau tempo nas regiões do Douro e Baixo Mondego”.
O despacho, que entrou em vigor no sábado, 16 de abril, especifica que “o apoio a conceder é financiado pela dotação de 2,88 milhões de euros”, montante que o Ministério da Agricultura definiu em março passado para dar resposta aos prejuízos causados pelo mau tempo, entre os dias 12 e 15 de fevereiro de 2016, nas regiões Norte e Centro de Portugal.