Cinco curtas-metragens de animação, realizadas por alunos de várias escolas do concelho de Vila do Conde, vão integrar a competição do Festival de Cinema de Vídeo Escolar – AÇÃO002!, a 10 e 11 de maio, no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Na categoria de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico para Melhor Filme de Animação concorrem as curtas-metragens “Aconteceu entre Retorta e Tougues”, de 2014, e “Remédio Marinho”, de 2015, que serão exibidas no primeiro dia do festival.
No dia 11 de maio, a concorrer para o Prémio de Melhor Filme de Animação do 3.º Ciclo, serão exibidas as curtas “Kinesis”, de 2015, realizada por alunos do 10.º e 11.º ano da Escola José Régio de Vila do Conde, sob orientação de Tânia Duarte e Ícaro; “Mar à Vila”, de 2014, da mesma escola, realizado sob orientação do realizador francês Bastien Dubois e “Os Bravos do Mindelo”, de 2015, da Escola Básica 2,3 D. Pedro IV.
Estes filmes foram realizados no âmbito do projeto educativo Animar.
O Festival de Cinema de Vídeo Escolar, AÇÃO002!, está integrado nos XVI Encontros de Cinema de Viana do Castelo e os filmes com o carimbo de Vila do Conde apresentados a concurso são uma produção da Curtas Metragens CRL, no âmbito do projeto educativo Animar, dirigido à comunidade escolar, que vai na 11.ª edição e tem como atividade central a exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, aberta ao público todos os dias entre as 14h e as 18h.
A festa de encerramento da Animar 11, aberta ao público em geral, terá lugar a 5 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.