Última hora

Antibióticos

30 Março 2016
Antibióticos
Opinião
0

Os antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que têm a capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de as destruir, sem ter efeitos tóxicos para o Homem.
A penicilina (obtida a partir de um fungo) foi o primeiro antibiótico descoberto. Para além dos fungos, atualmente os antibióticos também podem ser obtidos sinteticamente em laboratório.
Estas substâncias são amplamente utilizadas no tratamento e prevenção de doenças infeciosas causadas por bactérias. No entanto não tem acção sobre os vírus. Portanto, não devem ser tomados antibióticos, por exemplo, nos casos de gripe.
Nem todos os antibióticos são activos contra todas as bactérias. Existem mais de 15 classes diferentes de antibióticos que se diferenciam entre si pela sua estrutura química e pelo seu modo de acção contra as bactérias. Um antibiótico pode ser eficaz contra vários tipos de bactérias ou apenas contra um.
Nos últimos anos, a Organização Mundial de Saúde e as demais sociedades científicas tem alertado para uma problemática crescente a nível mundial, decorrente do uso inadequado dos antibióticos: A resistência bacteriana aos antibióticos.
A resistência aos antibióticos ocorre quando estes perdem a capacidade de controlar o crescimento ou morte bacteriana; assim, uma bactéria é considerada resistente a determinado antibiótico quando continua a multiplicar-se apesar da presença de níveis terapêuticos desse antibiótico.
O uso inadequado dos antibióticos contribui para o aumento deste fenómeno: Utilizar antibióticos por razões erradas ou de forma incorreta são práticas que devemos evitar.
Todas as pessoas podem desempenhar um papel importante na redução da resistência aos antibióticos, através de medidas como:
Efetuar os tratamentos com antibióticos nas doses adequadas, cumprindo estritamente os horários das tomas e duração do tratamento, sempre de acordo com as recomendações do médico.
Evitar a auto medicação.
Não ingerir bebidas alcoólicas com a toma de antibióticos.
Prevenir as infecções por meio de vacinação adequada e higienização das mãos.
Perguntar nas farmácias qual a forma apropriada de eliminar os medicamentos não consumidos.
Respeite sempre as recomendações do seu médico sobre quando e como tomar os antibióticos!
O uso responsável de antibióticos é essencial no combate ao desenvolvimento de bactérias resistentes e na manutenção da sua eficácia!

Manuel Lages Pinto

USF Aqueduto