Última hora

A importância da atividade física para a saúde

11 Fevereiro 2016
A importância da atividade física para a saúde
Opinião
0

É do senso comum que praticar exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde.
Tenho observado que existe uma maior preocupação nas pessoas em treinarem, fazerem algum exercício, mexerem-se, quer seja uma simples caminhada, quer seja uma volta de bicicleta.
Diversos estudos comprovam que a prática da atividade física revela-se, cada vez mais, um fator fundamental na prevenção de doenças a longo prazo. O mundo está a mudar. A sociedade é competitiva e o dia a dia passa muito rápido. Dormimos pouco, saímos muito cedo de casa e chegamos muito tarde, trabalha-se por turnos e come-se em vinte minutos. Temos reuniões na hora de almoço e para ganharmos mais um pouco temos de ter vários empregos, sendo que a deslocação de um para o outro consome-nos 50% do tempo que temos para almoçar. Se não pararmos e definirmos bem as nossas prioridades vamos pagar a fatura mais tarde. Tempo é uma questão de prioridade e, quando se diz que não temos tempo para fazer algo, significa que não estamos a dar prioridade àquela causa, significa que aquilo é segunda escolha. Conheço pessoas que foram alertadas para que moderassem o seu estilo de vida no que concerne à alimentação, que praticassem exercício com mais regularidade, ao que me diziam que não tinham tempo. Recentemente apareceu-lhes o primeiro problema de saúde e, no dia seguinte à recuperação, estavam no ginásio às sete da manhã. Estas pessoas não mudaram a sua agenda, simplesmente deram prioridade à prática do exercício físico.
Com o passar da idade vamos perdendo as capacidades físicas, nomeadamente massa muscular. A preservação da massa magra ao longo do tempo deve ser central para se envelhecer com saúde e não com a doença. É preciso que as pessoas se consciencializem que a falta de exercício físico provoca doenças e que as mesmas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são responsáveis pela morte de 38 milhões de pessoas em cada ano (82% delas são causadas por doenças cardiovasculares, cancros, doenças respiratórias e diabetes).
Por tudo isto, já que a vida é feita de escolhas, escolham ser fortes!

João Martins