Última hora

Cividade de Bagunte em Processo de Requalificação

21 Janeiro 2016
Cividade de Bagunte em Processo de Requalificação
Cultura
0

No seguimento das diversas ações que têm vindo a ser desenvolvidas para valorizar a Cividade de Bagunte, onde se destaca a recente compra de cerca de 18ha por parte do Município de Vila do Conde, foi determinado que a atual área classificada como Monumento Nacional não é suficiente para garantir a sua melhor proteção legal.
O processo de classificação original remonta a 1910, à primeira listagem de monumentos classificados em Portugal. No seguimento das campanhas arqueológicas realizadas sob a direção de Fernando Russel Cortez, entre 1944 e 1947, a área classificada foi complementada por uma Zona de Proteção e pela respetiva Área Vedada à Construção, ambas publicadas em 1950.
As várias campanhas de limpeza realizadas no Monte da Cividade, feitas desde a década de 90, e o retomar dos trabalhos arqueológicos na Cividade de Bagunte, permitiram perceber que os vestígios arqueológicos são muito mais vastos que a área classificada.
O Processo de Requalificação, agora em consulta pública, foi elaborado pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, para que se adeque a legislação que existe sobre a Cividade de Bagunte à realidade hoje conhecida.