Última hora

Paulo Praça homenageado em Paris

8 Outubro 2015
Paulo Praça homenageado em Paris
Cultura
0

Depois do sucesso do concerto na sala Olympia em Paris, Paulo Praça vai ser homenageado pela Câmara Municipal de Paris, no próximo dia 10 de outubro, no Salão Nobre da Câmara da Cidade Luz.
A Noite de Gala é uma iniciativa do município parisiense, depois de um acordo estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa, aquando dos 15 anos do tratado de amizade entre as duas cidades, em 2011. Desde então, o Município de Paris convida, todos os anos, a comunidade portuguesa parisiense para uma Noite de Gala cuja programação é confiada à Cap Magellan.
Em eventos passados, participaram artistas como Pedro Abrunhosa, Rui Reininho, Miguel Ângelo, João Gil, Fernando Tordo e Luís Represas e este ano é o vilacondense Paulo Praça o convidado e homenageado.
Para Paulo Praça, esta homenagem “é uma honra”.

O que sentiu quando soube da indicação do seu nome para a Homenagem na Cidade Luz?

Primeiro foi uma grande surpresa! Confesso que não estava à espera. Toquei em Janeiro no Olympia e a recepção foi muito calorosa. Esperava voltar a Paris para tocar e não para ser homenageado. É uma honra.

Que significado tem para si esta homenagem?

Esta homenagem para mim é, essencialmente, o reconhecimento da minha obra e do meu trabalho e é, sobretudo, um estímulo para continuar a produzir.

Depois do Olympia, regressar a Paris é novidade?

Há sempre novidade num regresso. Agora, depois de tocar nesta sala mítica, que tem, de facto, uma aura incrível, onde alguns dos meus artistas e grupos favoritos tocaram, será difícil ultrapassar esta barreira, mas não há impossíveis!

É, ao mesmo tempo, sentimento de dever cumprido e acréscimo de responsabilidades?

O sentimento é acima de tudo de uma enorme felicidade, pois sendo eu um amante da língua e da cultura francesas não podia sentir maior prazer e ao mesmo tempo privilégio de ser homenageado na cidade das luzes, que é uma referência da cultura mundial.

Depois de um passado em grupo e a solo e um presente plural, o futuro é a solo ou em grupo?

O presente é o futuro, portanto sempre no plural sendo que o meu próximo projecto é o meu novo disco.